.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1036

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


2/8/2012



Concurso da SBQ convida estudantes a mostrarem "Que futuro queremos"


A Sociedade Brasileira de Química, SBQ, lançou, no último dia 27, durante a Reunião Anual da SBPC, o concurso "O Legado da Rio+20, Que futuro queremos?", destinado a estudantes dos três ciclos de ensino, fundamental, médio e superior, em âmbito nacional. A iniciativa propõe aos participantes a elaboração de trabalhos sobre o tema sustentabilidade, que reúna conhecimentos interdisciplinares, tendo a química como fonte de resposta para uma vida sustentável.

Os trabalhos deverão ser inscritos no site da SBQ até o dia 1º de outubro. Nas categorias de ensino fundamental e médio, os projetos deverão ser submetidos pelas escolas, públicas ou privadas. A instituição poderá inscrever apenas um trabalho em cada categoria. Para estudantes de graduação e pós-graduação, os trabalhos não podem ser institucionais. Serão aceitos projetos individuais ou de até cinco membros associados.

O tema para os alunos do ensino fundamental, do 3º ao 9º ano, é "O futuro é agora", com base na disciplina de ciências e seu diálogo com as artes plásticas, literatura, ciências sociais ou matemática. Os alunos do ensino médio têm como referência "Sustentabilidade e interdisciplinaridade: a Química em todas as coisas". Para os concorrentes dos cursos de graduação e pós-graduação, o eixo temático dos trabalhos será "Experimentos sustentáveis na Química com foco nos princípios da química verde".

Os professores responsáveis pelas equipes colocadas em primeiro lugar no ensino fundamental e no médio receberão um tablet com material educacional produzido pela SBQ. As escolas premiadas até o terceiro lugar serão contempladas com o material educacional produzido pela SBQ. Além disso, as escolas colocadas em primeiro lugar sediarão evento com palestras e experimentos de química realizados por professores universitários associados à SBQ. O anúncio dos trabalhos premiados será feito em 1º de novembro de 2012.

Os participantes que forem premiados nos dez primeiros lugares da modalidade graduação e pós-graduação terão seus experimentos publicados na Revista Virtual de Química da SBQ. O responsável pelo envio do material agraciado em primeiro lugar receberá um tablet.

"O concurso é uma ação que dá continuidade ao Ano Internacional da Química, celebrado em 2011", registra a coordenadora da comissão organizadora do evento Claudia Rezende, vice-presidente da SBQ. A iniciativa está inserida nas propostas discutidas durante a Conferência Internacional Rio+20, realizada em junho último, no Rio de Janeiro, coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU).


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299