.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1037

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


9/8/2012



Brasileira é escolhida pela ONU para criar metas globais sustentáveis


Vanessa Petrelli, do Ipea, integrará grupo copresidido por premiê britânico. Rio+20 lançou bases dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, convocou a brasileira Vanessa Petrelli Corrêa, atual presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para fazer parte do Painel Consultivo que vai elaborar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cujas bases foram lançadas na Rio+20.

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável aconteceu de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro, e reuniu mais de cem chefes de Estado no Riocentro, onde debateram como o mundo pode se desenvolver sem impactar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, reduzindo a pobreza.

Vanessa será a única representante do país no grupo, que reúne ainda outros 25 membros da sociedade civil, do setor privado e de governos como China, EUA, França, Alemanha, Cuba, Índia e México. Serão copresidentes das discussões o premiê britânico, David Cameron, e os presidentes da Indonésia, Susilo Yudhyono, e da Libéria, Ellen Sirleaf.

O debate terá início no fim de setembro, durante a Assembleia Geral da ONU, realizada em Nova York.

Indefinição dos ODS foi motivo de frustração na conferência
Esperados como um dos principais trunfos da Rio+20, o que não aconteceu, os ODS seriam metas perseguidas pelos países para avançar ambiental, política e socialmente, reduzindo a disparidade entre nações ricas e pobres.

O documento "O futuro que queremos", gerado na conferência, determinou a abertura do processo de discussão para criar essas metas, cujo primeiro rascunho terá que ser apresentado até setembro de 2013. Os ODS devem ser definidos para entrarem em vigor em 2015, quando terminam os prazos dos Objetivos do Milênio.

A presidente do Ipea, Vanessa Petrelli, foi escolhida pela ONU para integrar painel que vai criar Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. (Foto: Ascom/Ipea)

Segundo Vanessa Petrelli, a opinião brasileira será levada ao debate. "[A reunião de setembro] será o primeiro momento para levar nossas propostas. O Brasil terá um papel importante", disse Vanessa.

Para ela, divergências que já foram registradas na conferência do Rio de Janeiro – países ricos "apertando o cinto" devido à crise e os pobres querendo mais dinheiro para crescer economicamente -- deverão surgir durante as reuniões do Painel Consultivo da ONU. "Mas é um momento de avançar nas propostas e de articular com outros grupos", explica.

Medidas aprovadas na Rio+20
O documento produzido na Rio+20 prevê a criação de um fórum político de alto nível para o desenvolvimento sustentável dentro das Nações Unidas, além de reafirmar um dos Princípios do Rio, criado em 1992, sobre as "responsabilidades comuns, porém diferenciadas".

Este princípio significa que os países ricos devem investir mais no desenvolvimento sustentável por terem degradado mais o meio ambiente durante séculos.

Outra medida aprovada é o fortalecimento do Programa das Nações Unidas sobre Meio Ambiente (Pnuma) e o estabelecimento de um mecanismo jurídico dentro da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (Unclos, na sigla em inglês) que estabelece regras para conservação e uso sustentável dos oceanos.

Pobreza
O texto estabelece a erradicação da pobreza como o maior desafio global do planeta e recomenda que "o Sistema da ONU, em cooperação com doadores relevantes e organizações internacionais", facilite a transferência de tecnologia para os países em desenvolvimento.

Esse sistema atuaria para facilitar o encontro entre países interessados e potenciais parceiros, ceder ferramentas para a aplicação de políticas de desenvolvimento sustentável, fornecer bons exemplos de políticas nessas áreas e informar sobre metodologias para avaliar essas políticas.

Presidentes e chefes de Estado reunidos no Riocentro para a foto oficial da Rio+20, Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu em junho no Rio de Janeiro. (Foto: globonews)


Fonte: Portal G1 Natureza






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299