.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1038

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


16/8/2012



Alunos cariocas que participaram do "PUC por um semestre" estão prontos para a Olimpíada Brasileira de Química


Professores montaram programa de aulas exclusivo e gratuito para estudantes que farão provas dia 25 de agosto

Nos últimos anos, a Olimpíada Brasileira de Química tem tido poucos cariocas entre os vencedores. Para mudar essa realidade, de março a julho deste ano, professores do Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), do Colégio Pedro II e do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro) prepararam gratuitamente os 20 melhores colocados na Olimpíada de Química do Rio de Janeiro (OQRJ) de 2011 para participarem da etapa nacional da competição, a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), que acontece agora no próximo dia 25 de agosto.

O projeto "PUC por um semestre" ofereceu aulas teóricas, palestras e aulas práticas nos laboratórios do Departamento de Química da PUC-Rio, reunindo alunos do ensino médio dos colégios IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), Pedro II, São Bento e Cruzeiro.

Estudantes estão confiantes para a competição

Preparar os melhores exige um extremo cuidado por parte da PUC-Rio, já que a expectativa dos alunos é sempre elevada. Entre os participantes desse ano, Nathan Mateus, João Victor Moraes e Everton Franco cursam o segundo ano do ensino médio no IFRJ e desejam seguir carreira na área.

Os estudantes Nathan Mateus e João Victor Moraes, ambos de 16 anos, ficaram em 1º e 3º lugares, respectivamente, na competição estadual e sonham em se tornar pesquisadores. Para Nathan, a Química se apresenta como uma ciência essencial. "Química me cativou muito. Gosto da lógica, do jeito de pensar a Química e de como ela nos faz refletir sobre o funcionamento de tudo", declara ele, que se considera bem preparado para a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ).

Para Everton Franco, de 18 anos, a participação no "PUC por um semestre" é de extrema importância para incentivar os estudantes. "O bom desempenho em competições como a OQRJ pode despertar um talento que, às vezes, estava escondido. Esta oportunidade nos incentiva a estudar cada vez mais para tentarmos boas colocações na etapa nacional", afirma Everton, que ficou em 7º lugar na OQRJ 2011.

"O que diferencia a turma deste semestre é a competitividade dos alunos. Logo no primeiro dia de aula, alguns já mostravam o desejo de colocar o Rio de Janeiro nas primeiras colocações da Olimpíada Brasileira de Química. Minhas expectativas sempre aumentam quando vejo este tipo de interesse", afirma o Prof. André Pimentel, coordenador do "PUC por um Semestre" e professor e coordenador de graduação do Departamento de Química do CTC/PUC-Rio.  


Fonte: Maria Estrella (Approach)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299