16/8/2012
Alunos cariocas que participaram do "PUC por um semestre" estão prontos para a OlimpÃada Brasileira de QuÃmica
Professores montaram programa de aulas exclusivo e gratuito para estudantes que farão provas dia 25 de agosto
Nos últimos anos, a OlimpÃada Brasileira de QuÃmica tem tido poucos cariocas entre os vencedores. Para mudar essa realidade, de março a julho deste ano, professores do Departamento de QuÃmica do Centro Técnico CientÃfico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), do Colégio Pedro II e do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro) prepararam gratuitamente os 20 melhores colocados na OlimpÃada de QuÃmica do Rio de Janeiro (OQRJ) de 2011 para participarem da etapa nacional da competição, a OlimpÃada Brasileira de QuÃmica (OBQ), que acontece agora no próximo dia 25 de agosto.
O projeto "PUC por um semestre" ofereceu aulas teóricas, palestras e aulas práticas nos laboratórios do Departamento de QuÃmica da PUC-Rio, reunindo alunos do ensino médio dos colégios IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), Pedro II, São Bento e Cruzeiro.
Estudantes estão confiantes para a competição
Preparar os melhores exige um extremo cuidado por parte da PUC-Rio, já que a expectativa dos alunos é sempre elevada. Entre os participantes desse ano, Nathan Mateus, João Victor Moraes e Everton Franco cursam o segundo ano do ensino médio no IFRJ e desejam seguir carreira na área.
Os estudantes Nathan Mateus e João Victor Moraes, ambos de 16 anos, ficaram em 1º e 3º lugares, respectivamente, na competição estadual e sonham em se tornar pesquisadores. Para Nathan, a QuÃmica se apresenta como uma ciência essencial. "QuÃmica me cativou muito. Gosto da lógica, do jeito de pensar a QuÃmica e de como ela nos faz refletir sobre o funcionamento de tudo", declara ele, que se considera bem preparado para a OlimpÃada Brasileira de QuÃmica (OBQ).
Para Everton Franco, de 18 anos, a participação no "PUC por um semestre" é de extrema importância para incentivar os estudantes. "O bom desempenho em competições como a OQRJ pode despertar um talento que, às vezes, estava escondido. Esta oportunidade nos incentiva a estudar cada vez mais para tentarmos boas colocações na etapa nacional", afirma Everton, que ficou em 7º lugar na OQRJ 2011.
"O que diferencia a turma deste semestre é a competitividade dos alunos. Logo no primeiro dia de aula, alguns já mostravam o desejo de colocar o Rio de Janeiro nas primeiras colocações da OlimpÃada Brasileira de QuÃmica. Minhas expectativas sempre aumentam quando vejo este tipo de interesse", afirma o Prof. André Pimentel, coordenador do "PUC por um Semestre" e professor e coordenador de graduação do Departamento de QuÃmica do CTC/PUC-Rio.
Â
Fonte: Maria Estrella (Approach)
|