.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1038

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


16/8/2012



SBQ vai elaborar censo sobre presença dos químicos na vida do país


Produzir um censo abrangente e detalhado sobre a presença da química e dos químicos na sociedade brasileira. Esse é o objetivo do projeto idealizado pela SBQ com o objetivo de contribuir para debate sobre o papel da área de ciência, tecnologia e inovação nos próximos anos. O censo da química vai reunir informações sobre ensino, pesquisa, atuação profissional e segmentos industriais para montar um perfil que mostre as capacidades desenvolvidas até agora e aponte diretrizes. O trabalho trará colaborações de especialistas renomados em áreas de conhecimento relacionadas à química e dará continuidade aos documentos que a SBQ produziu nos últimos anos, como os "Eixos Mobilizadores em Química", de 2003.

O projeto tem à frente o grupo de trabalho formado por cinco ex-presidentes da SBQ e deverá contar com o apoio de agências governamentais e associações empresariais. O grupo de trabalho , coordenado por Jailson B. de Andrade (UFBA), é constituído por Ângelo da Cunha Pinto (UFRJ), Cesar Zucco (UFSC), Fernando Galembeck (UNICAMP) e Paulo Cezar Vieira (UFSCar).

Em outubro próximo, informa Jailson Andrade, o GT deverá divulgar um documento contendo análises e as principais questões que se colocam no cenário atual da química no país, como área de conhecimento e fonte de tecnologia. De acordo com o planejamento, o documento receberá contribuições de especialistas e será discutido na 36ª Reunião Anual da SBQ, em maio de 2013. Esse material será consolidado como um trabalho final até outubro de 2013 e parte dele deverá ser apresentada, como participação da SBQ, no Fórum Mundial de Ciência, evento tradicionalmente realizado na Hungria, mas que acontecerá, em novembro do próximo ano, no Rio de Janeiro.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)














SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299