.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1040

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


30/8/2012



Brasil terá outros 6 encontros preparatórios para o Fórum Mundial de Ciência 2013 no Rio


Os outros seis encontros preparatórios previstos para o Fórum Mundial de CIência 2013 serão realizados nas capitais Belo Horizonte, Salvador, Recife, Manaus, Porto Alegre e Brasília até o primeiro trimestre de 2013. Em cada um deles serão discutidos temas relacionados aos principais desafios da ciência neste século.

Ao final desse debate nacional sobre o papel da ciência no desenvolvimento global, os organizadores pretendem consolidar as proposições e principais conclusões em um documento que será divulgado antes da realização da reunião internacional do Rio, aponta a secretária executiva da SBPC, Eunice Personini.

"A preparação, a programação temática e a coordenação da reunião estão a cargo de Comissão Executiva Nacional, composta por membros de 13 instituições do Sistema Nacional de CT&I. O Fórum Mundial de Ciência é o momento mais indicado para consolidarmos nossas políticas de base para a educação e à inovação", disse.

Entre as instituições que compõem a comissão estão o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério das Relações Exteriores, Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e do Escritório da Unesco no Brasil, entre outras.

Encontro Mundial
O Fórum Mundial de Ciência 2013 é organizado pela Academia de Ciências da Hungria em parceria com a UNESCO, o International Council for Science (ICSU), a Academy of Sciences for the Developing World (TWAS), a European Academies Science Advisory Council (EASAC), a AAAS e a Academia Brasileira de Ciências (ABC). O Fórum tem a missão de promover o debate entre comunidade científica e sociedade.

Desde sua primeira reunião, em 2003, o evento é realizado a cada dois anos em Budapeste, Hungria. A indicação do Rio de Janeiro como cidade sede da edição 2013 se deve a um movimento do Governo brasileiro de iniciar, em 2009, uma série de discussões entre representantes de instituições científicas e tecnológicas do Brasil e governos da América Latina e Caribe para elaboração de uma estratégia regional para a Ciência, Tecnologia e Inovação.


Fonte: SBPC






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299