.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1040

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


30/8/2012



UEPG fará simpósio sobre empreendedorismo


A Universidade Estadual de Ponta Grossa (PG) realizará, de 25 a 28 de setembro, o IV Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química, que tem como tema o empreendedorismo na perspectiva dos formandos em busca do mercado de trabalho. A escolha é resultado da consulta realizada aos alunos da UEPG e de outras instituições de ensino e reflete o momento vivido pelos estudantes na região, explica o coordenador do encontro, Jarem Raul Garcia. A UEPG mantém atualmente os cursos de bacharelado em química tecnológica e mestrado em química aplicada, criados em 2003 e 2005, respectivamente. Oferece também o doutorado em associação com as Universidades Unicentro e Estadual de Londrina.

O Simpósio vai se consolidando como um núcleo local de formação acadêmica, nota o coordenador, atraindo estudantes de outras instituições da região, entre elas do Centro de Ensino Superior de Campos Gerais, Gescage e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que mantém campi em várias cidades do Estado. Parcela expressiva desses alunos, observa, está interessada em saber as características do mercado de trabalho para os químicos, e discutir aspectos da carreira profissional. Como, por exemplo, a frequente preferência das empresas pelos engenheiros químicos em relação aos formados em química tecnológica.

Ao mesmo tempo, Garcia constata que o mercado local vive um momento de aumento da procura por profissionais, em resposta à expansão econômica da região. Esses postos de trabalho estão situados em áreas tradicionais, como a agroindústria e, até mesmo, nos escritórios dos fornecedores de instrumentação científica, que ampliam suas atividades e necessitam de profissionais qualificados.

Em razão disso a programação abriu espaço para palestrantes como os dirigentes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, FIEP, e do Conselho Regional de Química.

Veja aqui a programação do IV Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)












SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299