6/9/2012
Governo desapropria área para construção do primeiro reator nuclear multipropósito brasileiro
Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – O governo do estado de São Paulo anunciou hoje (31) a desapropriação de um terreno em Iperó (SP) para a construção do primeiro reator nuclear multipropósito (com múltiplas finalidades) brasileiro. O equipamento é fundamental para a produção brasileira de radiofármacos – fármacos, produtos biológicos ou drogas que têm em sua composição elementos radioativos e que são utilizados no diagnóstico ou no tratamento de enfermidades. No paÃs, esses tipos de substâncias são usadas no atendimento de 10 mil pacientes por dia.
"A maior causa de mortes é coração e câncer. Se a gente for verificar na cardiologia, na oncologia e nefrologia [as substâncias] são essenciais, seja no diagnóstico, seja na terapia, a medicina nuclear. Os avanços da vida dependem muito dos avanços da ciência nessa área", disse o governador Geraldo Alckmin após anunciar a desapropriação do terreno, em cerimônia de comemoração dos 56 anos do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).
Além do reator, será construÃdo no local um novo laboratório que poderá ser utilizado pela sociedade acadêmica e por empresas interessadas. "O laboratório multipropósito vai ser usado por todos, comunidade cientÃfica, comunidade industrial. Já obtivemos licenciamento do Ibama [Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] para a área e o prefeito já declarou de utilidade pública", declarou o ministro de Ciência e Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp.
Segundo o Instituto de FÃsica de São Carlos, da Universidade de São Paulo, o reator poderá ter aplicações também em áreas como agricultura, energia, ciência dos materiais e meio ambiente.
Edição: Fábio Massalli
Fonte: Agência Brasil
|