6/9/2012
Ibict disponibiliza 315 mil documentos cientÃficos na internet
Documentos presentes em repositórios institucionais e registros presentes na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) podem ser acessados pela internet. São cerca de 117 mil documentos e 198 mil teses e dissertações.
O material foi colocado num banco de dados pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em parceria com institutos de ensino e pesquisa nacionais. O Ibict oferece suporte a essas instituições, sendo 97 instituições parceiras do projeto BDTD e 40 instituições do projeto repositórios institucionais.
De acordo com a coordenadora técnica do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação de Informação do instituto, Bianca Amaro, a medida ajudará no desenvolvimento de novos estudos. "Nós parabenizamos as instituições parceiras no empenho em organizar e disponibilizar a produção cientÃfica de seus pesquisadores. Com estas iniciativas, poderemos obter um retrato da produção cientÃfica nacional, além de tornar a comunicação cientÃfica mais fluÃda, contribuindo para o avanço da ciência no Brasil", afirmou.
Amaro destacou que os esforços são contÃnuos e a tendência é que o número de documentos em acesso aberto cresça . O Ibict espera que outras instituições de ensino e pesquisa nacionais contribuam com a iniciativa.
Fonte: Agência Gestão CT&I de NotÃcias com informações do Ibict
|