6/9/2012
Presidente da SBQ encerrou Encontro da RQMG
Pesquisador alerta para o risco de falta de profissionais no mercado de Tecnologia
 |
| Foto: Elioenai Amuy/UFTM
|
Sob o tema Química Medicinal, o 3° Encontro da Rede Mineira de Química, realizado nos dias 30 e 31 de agosto na UFTM, foi encerrado por conferência do presidente da Sociedade Brasileira de Química - SBQ, Vitor Francisco Ferreira, que falou sobre a síntese de naftoquinonas tripanocidas e citotóxicas.
Professor titular da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Química Orgânica, o conferencista embasou-se nos estudos que realiza há 15 anos, focados na busca por moléculas de fontes naturais ou sintéticas cuja ação possa resultar em efeitos de combate a cânceres e tripanossomos.
“A Química é uma ciência transversal, presente em nosso cotidiano o tempo todo e diretamente ligada à nossa qualidade de vida. Está presente, por exemplo, nos mecanismos dos fármacos que consumimos”, explica o pesquisador, que ressalta também a importância econômica dessa ciência em nossa sociedade. “A Química gera muitos empregos e está presente em atividades essenciais em nossa sociedade. Daí a importância de investimento na formação de profissionais da área”.
Química e mercado de trabalho
Para o presidente da SBQ, é muito importante a presença do curso de Química na UFTM devido aos investimentos previstos para a região de Uberaba por parte do governo federal no futuro próximo, incluindo uma fábrica de amônia e um gasoduto. “Existe atualmente a necessidade de grandes investimentos na formação de profissionais na área da Tecnologia, para evitar futuros apagões funcionais. Os setores de petróleo e gás têm demandado muita mão-de-obra”, pormenorizou.
Vitor Francisco Ferreira publicou mais de 150 artigos científicos em periódicos internacionais, dois livros, 18 editorais, 11 patentes e ministra conferências e seminários em universidades no Brasil e no exterior. Atua como orientador em diversas instituições e foi um dos criadores do Programa de Pós-Graduação em Química Orgânica da UFF. Em sua atividade docente, atua como professor de disciplinas, tanto na graduação como na pós-graduação.
A SBQ, fundada em julho de 1977, é a principal sociedade de Química do país e a maior da América Latina, sendo composta por 22 secretarias regionais e 13 divisões científicas. Tem como objetivos o desenvolvimento e a consolidação da comunidade química brasileira, a divulgação da Química e de suas relações, aplicações e consequências para o desenvolvimento do país e para a melhoria da qualidade de vida da população.
Fonte: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
|