.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1043

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


20/9/2012



Governo pede apoio de toda sociedade para o Ano da Ciência no Brasil


O MCTI solicitou um envolvimento maior das instituições de ensino, ciência, tecnologia e de inovação do país para a realização do Fórum Mundial da Ciência, em 2013, ano que será o Ano da Ciência no Brasil. As preparações para o encontro tiveram início no final de agosto, com um evento na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Serão realizadas, ainda, outras seis conferências em todas as regiões brasileiras.

"É importante que todos se envolvam para que possamos apresentar um documento forte e robusto para as academias de ciência do mundo e que represente os anseios da sociedade brasileira no tocante a essa questão da ciência", destacou o secretário executivo do MCTI, Luis Antonio Elias, nesta quinta-feira (13), em Gramado (RS).

O tema central do fórum mundial, que será realizado em novembro do próximo ano, é "Ciência para o Desenvolvimento Global" e as discussões abordarão quatro eixos fundamentais, que passam por educação em ciência, ética e difusão do conhecimento, por exemplo. Serão realizados ainda fóruns preparatórios nas cidades de Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA) e Brasília (DF). Na capital mineira o evento acontece no próximo mês, nos dias 29 e 30. Já nos Estados do Amazonas e do Rio Grande do Sul, os encontros serão em novembro e dezembro deste ano. Os demais, somente em 2013.

Participam da iniciativa instituições como Academia Brasileira de Ciências (ABC), Finep, CNPq, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), entre outras.


Fonte: Agência Gestão CT&I














SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299