.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1043

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


20/9/2012



SBQ realizará 8º Encontro dos Coordenadores de Graduação e XII Workshop de Pós-Graduação


Com o tema "Empreendedorismo e Inovação em Química", a SBQ realizará, nos dias 22 e 23 de outubro, o 8º Encontro de Coordenadores de Cursos de Graduação em Química e o XII Workshop de Pós-Graduação em Química. As reuniões acontecerão na sede do Conselho Regional de Química, 4ª Região, em São Paulo.

A parte de apresentações comuns aos dois eventos permitirá aos participantes tomarem contato com um dos assuntos de destaque no âmbito da política educacional do país. A palestra de abertura tem como foco "A Química no Plano Nacional de Educação", e o XII Workshop de Pós-Graduação em Química.

Um panorama geral sobre a atuação da principal agência governamental para ensino ficará a cargo de Luiz Carlos Dias, da Coordenação da Área de Química, da Capes, que falará sobre "O papel da Capes nos diferentes níveis de educação no Brasil". "Estimulando o processo de inovação entre alunos de graduação e pós-graduação de Química", será o tema de Rochel Monteiro Lago, da UFMG.

Empreendedorismo. Desde 2008, o câmpus da Unesp de São José do Rio Preto vem oferecendo o curso sobre empreendedorismo, ministrado pelo Departamento de Química e Ciências Ambientais. Atualmente, várias outras instituições de ensino mantêm cursos semelhantes. Essa tendência pode ser vista como uma resposta à necessidade de criação de um novo tipo de mentalidade entre estudantes de graduação e pós-graduação. "Aprendendo a empreender", será a palestra apresentada por Maurício Boscolo, da Unesp de SJRP, no evento que reunirá o 8º Encontro do Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação em Química, e XII Workshop de Pós-Graduação em Química, promovidos pela SBQ. As reuniões acontecerão nos dias 22 e 23 de outubro na sede do Conselho Regional de Química, 4ª Região, em São Paulo.

O curso de empreendedorismo da Unesp é oferecido como disciplina optativa, com duração de seis meses, e vem sendo procurado, em particular, por alunos do terceiro e quarto anos, explica Maurício Boscolo. Está dividido em dois blocos, um primeiro voltado a aspectos pessoais do empreendedorismo, onde se incluem fatores culturais, as motivações para empreender e o perfil de liderança. Procura levar os alunos a refletirem sobre seus objetivos profissionais e expectativas de carreira. O segundo trata do planejamento de uma empresa, inserção no mercado e avaliação de pontos fortes e fracos de uma proposta de negócios. Como conclusão do curso, cada grupo de alunos desenvolve um projeto que é depois apresentado a uma das empresas da região.

Maiores informações sobre o 8º Encontro dos Coordenadores de Graduação e XII Workshop de Pós-Graduação clique aqui.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299