.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1045

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


4/10/2012



CNPq anuncia vencedores do "Prêmio destaque do Ano na Iniciação Científica e Tecnológica"


O CNPq anunciou no dia 27 de setembro os nomes dos vencedores do Prêmio nas categorias Bolsista de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica, além do nome da instituição agraciada na categoria Mérito Institucional, destinada à instituição do programa de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) com maior índice de egressos titulados na pós-graduação de cursos reconhecidos pela Capes. Este ano, a agraciada foi a Universidade Federal de Viçosa (veja lista completa dos nomes dos vencedores no final da página). No total, as instituições encaminharam ao CNPq 259 relatórios de bolsistas, dos quais 203 foram validados. Com relação à edição 2011, houve um crescimento de 54% referente à participação das universidades e institutos de pesquisa, e 60% com relação ao número de bolsistas indicados.

Instituído em 2003 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) como Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, passou a ter a nova denominação a partir deste ano alinhado com as novas prioridades governamentais de incentivo à inovação tecnológica. O Prêmio tem a parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e tem como objetivo premiar bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq que se destacaram durante o ano, sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, e as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do programa.

É atribuído em três categorias: Bolsista de Iniciação Científica, na qual concorrem os bolsistas de IC do Pibic e bolsistas de IC oriundos de cotas do pesquisador, com pelo menos 12 meses de bolsa e que estejam em processo de renovação (cota 2012-2013);Bolsista de Iniciação Tecnológica, da qual podem participar bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), e bolsistas de Iniciação Tecnológica Industrial (ITI) do CNPq, com pelo menos 12 meses de bolsa e que estejam em processo de renovação (cota 2012-2013);e Mérito Institucional, na qual concorrem instituições que participam do Pibic e que tenham bolsistas inscritos no Prêmio.

Nas duas primeiras categorias são contempladas as áreas de Ciência Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. O vencedor recebe R$ 7 mil, bolsa de mestrado, passagem aérea e hospedagem para participar da Reunião Anual da SBPC, em 2013. À instituição vencedora é ofertado um troféu.

A cerimônia de entrega do prêmio será no dia 16 de outubro na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília.

Vencedores

I - CATEGORIA BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, LETRAS E ARTES:

1º lugar: ALINE EMANUELLE DE BIASE ALBUQUERQUE, da Universidade Federal de Pernambuco  (UFPE), bolsista PIBIC, tendo como orientador o profº Marcus Joaquim Maciel de Carvalho, com o trabalho intitulado:Navios negreiros e negociantes de escravos atuantes em Pernambuco,

1831-1855.

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS:

1º lugar: CAIO JORGE RUMAN, da Universidade de São Paulo (USP),bolsista PIBIC, tendo como orientadora Profª Jacyra Soares, com o trabalho intitulado "Estudo das propriedades radiométricas na região Antártica".

CIÊNCIAS DA VIDA:

1ºlugar: DAYANA DE SOUZA FREIRE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), bolsista PIBIC, tendo como orientadora a profª Jennifer Lowe, com o trabalho intitulado: "Efeito de Dose Sub-Letal de Microcistina-LR nos Transportadores Renais de Sódio e na Estrutura do Tecido Renal de Ratos Wistar".


II - CATEGORIA BOLSISTA DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA

Após avaliação das Comissões foram escolhidos três agraciados, sendo um por cada grande área do conhecimento:

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, LETRAS E ARTES:

1º lugar: LUCAS FALCÃO ARTACHO, do Centro Universitário Senac - SP, bolsista PIBITI, tendo como orientadora a Profª Polise Moreira de Marchi, com o trabalho intitulado "A memória como potencial  mediadora entre realidade virtual e física".

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS:

1º lugar: ANA LUIZA FERNANDES DA COSTA, do Instituto Federal de Goiás ¿ IFG,bolsista PIBITI, tendo como orientador  o Prof. Fernando Schimidt , com o trabalho intitulado " Sensor Multivariado para a Identificação de Compostos Orgânicos".

CIÊNCIAS DA VIDA:

1ºlugar: DIÓGENES COELHO JÚNIOR, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), bolsista PIBITI, tendo como orientador o Prof. André Talvani, com o trabalho intitulado "Estudo da variabilidade genética do Trypanosoma cruzi no desenvolvimento das lesões ateroscleróticas coronarianas dependentes de apoliproteína-E".


III - CATEGORIA MÉRITO INSTITUCIONAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)

Comissão Julgadora

A Comissão Julgadora foi formada pelos seguintes membros:

CIÊNCIAS DA VIDA:Luiz Bezerra de Carvalho Junior, Presidente da Comissão, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Nilda de Fátima Ferreira Soares, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Massanori Takaki,Universidade Estadual Paulista  (UNESP).

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, LETRAS E ARTES:Maria Encarnação Beltrão Sposito Presidente da Comissão, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Adriano Naves de Brito, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Ronaldo Vainfas, Universidade Federal Fluminense  (UFF).

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS:Sergio Luis Costa Ferreira, Presidente da Comissão, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Júlio César Fabris,  Universidade Federal do Espírito Santo (UFES),  Renato Machado Cotta, Universidade Federal  do Rio de Janeiro (UFRJ) e representante da Academia Brasileira de Ciências (ABC).


Fonte: Assessoria de Comunicação do CNPq






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299