4/10/2012
QuÃmica verde: desafio para os mais talentosos?
Os caminhos que levam a uma nova economia, sustentável, passam pela quÃmica verde. Hoje, são milhares de iniciativas acontecendo em centros de pesquisa em todo o mundo, na busca para substituir processos tradicionais, prejudiciais ao meio ambiente, por soluções "verdes". Encontrar resultados depende de vários fatores, entre eles a criatividade individual, que pode ser exercitada nos laboratórios da universidade.
"Alguns dos experimentos de laboratório utilizados para ensino foram criados há 50 anos. São raras as ideias que permitam substituÃ-los por procedimentos mais adequados ao novo tempo e tragam uma contribuição para a quÃmica verde", nota Claudia Rezende, vice-presidente da SBQ e coordenadora do concurso "O Legado da Rio+20: Que Futuro Queremos?".
A constatação motivou a SBQ a promover o concurso que vai valorizar, em uma de suas categorias, a criatividade dos estudantes de graduação e pós-graduação (veja aqui o regulamento do concurso). A proposta é criar experimentos sustentáveis, em projetos com tamanho de até 8.000 caracteres, e registro em vÃdeo digital, com duração de até três minutos. Os projetos podem ser inscritos individualmente ou em grupos de até cinco pessoas. Os dez primeiros colocados, indivÃduos ou grupos, terão seus trabalhos divulgados pela Revista Virtual de QuÃmica, da SBQ, publicação de alcance internacional. O primeiro colocado receberá um tablet como prêmio. "Hoje, ser criativo em quÃmica, é contribuir para esse grande edifÃcio que está sendo construÃdo por pesquisadores de todo o Planeta", observa Rezende. As inscrições para o concurso "O Legado da Rio+20: Que Futuro Queremos?" vão até 20 de outubro.
Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|