.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1045

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


4/10/2012



Química verde: desafio para os mais talentosos?


Os caminhos que levam a uma nova economia, sustentável, passam pela química verde. Hoje, são milhares de iniciativas acontecendo em centros de pesquisa em todo o mundo, na busca para substituir processos tradicionais, prejudiciais ao meio ambiente, por soluções "verdes". Encontrar resultados depende de vários fatores, entre eles a criatividade individual, que pode ser exercitada nos laboratórios da universidade.

"Alguns dos experimentos de laboratório utilizados para ensino foram criados há 50 anos. São raras as ideias que permitam substituí-los por procedimentos mais adequados ao novo tempo e tragam uma contribuição para a química verde", nota Claudia Rezende, vice-presidente da SBQ e coordenadora do concurso "O Legado da Rio+20: Que Futuro Queremos?".

A constatação motivou a SBQ a promover o concurso que vai valorizar, em uma de suas categorias, a criatividade dos estudantes de graduação e pós-graduação (veja aqui o regulamento do concurso). A proposta é criar experimentos sustentáveis, em projetos com tamanho de até 8.000 caracteres, e registro em vídeo digital, com duração de até três minutos. Os projetos podem ser inscritos individualmente ou em grupos de até cinco pessoas. Os dez primeiros colocados, indivíduos ou grupos, terão seus trabalhos divulgados pela Revista Virtual de Química, da SBQ, publicação de alcance internacional. O primeiro colocado receberá um tablet como prêmio. "Hoje, ser criativo em química, é contribuir para esse grande edifício que está sendo construído por pesquisadores de todo o Planeta", observa Rezende. As inscrições para o concurso "O Legado da Rio+20: Que Futuro Queremos?" vão até 20 de outubro.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)
















SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299