.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1046

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


11/10/2012



Lançadas chamadas para pesquisas em Doenças Negligenciadas e Terapia Celular


Estão abertas as inscrições até 9 e 12 de novembro, respectivamente, para as chamadasde projetos de pesquisa em Doenças Negligenciadas e Pesquisa Translacional em Terapia Celular. A iniciativa é fruto da parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS MS).

O objetivo da iniciativa em doenças negligenciadas é o fomento financeiro, no valorglobal de R$ 18 milhões, a projetos que contribuam para o avanço do conhecimento, a geração de produtos, a formulação, implementação e avaliação de ações públicas voltadas para a melhoria das condições de saúde da população brasileira. Serão contempladas pesquisas sobre as seguintes doenças: dengue, doença de chagas, hanseníase, leishmanioses, malária, tracoma, tuberculose.

Já para a chamada Pesquisa Translacional em Terapia Celular o aporte financeiro global será de R$ 10 milhões, destinados a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e o incremento da inovação do País na área de terapia celular. Entre outras linhas serão contempladas pesquisas sobre reprogramação celular, controle da proliferação e diferenciação de células-tronco, pesquisa translacional com o uso de células-tronco em doenças arteriais periféricas e uso de células-tronco em modelos pré-clínicos de doenças de relevância para o SUS, com ênfase em doenças renais e pulmonares, endócrinas e metabólicas, neurodegenerativas e do aparelho locomotor, e doenças cardiovasculares.

Em ambas as chamadas, os proponentes devem possuir o titulo de doutor e ter os currículos atualizados na Plataforma Lattes até a data limite do certame. As propostas apoiadas devem ter seu prazo máximo de execução estabelecido em 24 (vinte e quatro) meses. Todas as informações aos proponentes estão disponíveis no texto completo das chamadas N° 40/2012 - Pesquisa em Doenças Negligenciadas  e Nº 36/2012 - Pesquisa Translacional em Terapia Celular.

Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo das chamadas podem ser obtidas encaminhando mensagem para os endereços: negligenciadas2012@cnpq.br ou chamada362012@cnpq.br.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq























SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299