.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1046

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


11/10/2012



Estados discutem Plano de CT&I para o Nordeste


A professora e consultora da Ceplanconsult, Tânia Bacelar, apresentou, na segunda-feira (1º), aos representantes do Conselho de Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados do Nordeste, no Recife (PE), um texto prévio do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para o desenvolvimento da região Nordeste do Brasil.

Os dirigentes esperam que o documento dê suporte ao desenvolvimento da região com o intuito de criar um vetor decisivo de transformação da realidade regional.

Identificando que as atividades de CT&I devem exercer papel crescente e preponderante na estratégia de expansão econômica regional, o plano aponta que o apoio a esta esta tríade pode alicerçar uma posição de vanguarda e protagonismo à região no cenário futuro do país.

O plano
O processo de elaboração do plano será patrocinado por um Comitê Gestor (CG) integrado pela secretaria executiva do MCTI, pelos membros do conselhos nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) do Nordeste e de um diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Paralelamente será estruturado um Comitê Operacional (CO) com representantes técnicos das mesmas instituições integrantes do Comitê Gestor. O CGEE será o órgão responsável pela parte técnica do processo, mobilizando a sua equipe e outros consultores.

O processo de montagem do Plano de Ação proposto se realizará com base em duas escolhas metodológicas centrais. A primeira é a de adotar as linhas do Inova Nordeste. A segunda é baseada no diálogo. O papel do CGEE é atuar como articulador e sistematizador das ideias e propostas a serem incluídas no plano.

O marco inicial do plano se dará com o planejamento detalhado das atividades e da metodologia a ser desenvolvida no estudo. Em seguida acontecerá uma rodada inicial de discussão e apresentação da primeira etapa, além do mapeamento e levantamento das ações estratégicas em curso e de propostas de CT&I em apoio ao desenvolvimento da região. Nessa etapa também será realizada uma identificação, sistematização e análise das estruturas produtivas regionais, para produzir um relatório dos modelos de produção, de gestão/governança, operação e articulação dos sistemas de CT&I no Nordeste, no âmbito dos governos federal e estadual.

Na fase seguinte será elaborado um documento com a definição dos eixos estruturantes, das estratégias de ação a partir do conhecimento produzido e de fatos portadores de futuro, que possam subsidiar a “proposta de entrada” para uma consulta regional. Nesta etapa, de acordo com a proposta apresentada, haverá consultas estruturadas aos entes do Consecti e Confap do Nordeste e a realização de reuniões técnicas nos Estados. Também haverá um workshop com o Comitê Gestor e o Grupo Operacional (incluindo o Fórum Consecti-Nordeste) para discussão e validação da proposta.

A última etapa implicará na apresentação e discussão da versão preliminar do plano com atores envolvidos para ajustes à versão final em consultas regionais e estaduais. O resultado final dessa última etapa será justamente a última versão l do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento do Nordeste.

A proposta apresentada prevê um ano de trabalho, de modo que a maior parte da elaboração deverá ser realizada em 2013.


Fonte: Agência Gestão CT&I de Notícias























SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299