.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1047

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


18/10/2012



36ª. Reunião Anual da SBQ - Novidades



A Programação da 36ª. Reunião Anual da SBQ já está em estágio avançado, e será divulgada ainda em Outubro, juntamente com o sítio eletrônico da RA. Dentro da programação científica já estão confirmados 12 minicursos, 16 conferências plenárias, 04 sessões temáticas, 18 sessões coordenadas, 10 workshops, 03 sessões de pôsteres, um simpósio temático e a conferência de abertura. Dentro da programação e na dinâmica da RA estão previstas várias novidades, que serão detalhadas no Boletim Eletrônico no decorrer das próximas semanas. Dentre elas: 1) aumento no tempo total das sessões coordenadas; 2) possibilidade de duas sessões coordenadas para as sessões que receberem números superiores a 150 trabalhos submetidos; 3) mudança na forma de inscrição, com vantagens para inscrições antecipadas; 4) democratização na escolha dos painéis premiados, que será realizada por todo pesquisador que manifestar interesse.

Com relação ao último ponto: há vários anos a SBQ tem premiado os melhores painéis de cada sessão. A escolha dos painéis premiados vem sendo realizada por uma comissão, escolhida e indicada livremente pelo Diretor da Divisão Científica (ou Coordenador da Sessão de Painéis), estando restrita, portanto, a poucos nomes, e de maior proximidade do diretor. Esta sistemática será totalmente modificada na 36ª. RASBQ em 2013. A escolha do melhor painel poderá ser realizada por todos os participantes da RA que se inscreverem como pesquisadores (profissionais, professores, pos-docs), desde que estes manifestem interesse em fazê-lo, durante o ato da inscrição.

Ao realizar sua inscrição na RA e optar pela categoria Pesquisador (PQ), o sistema automaticamente abrirá uma janela perguntando: você tem interesse em participar como avaliador da sessão de painéis? Caso a resposta seja positiva, o sistema abrirá uma outra janela para que o participante escolha em qual sessão de painéis gostaria de fazer a avaliação. Isto feito, a inscrição continua com seu procedimento normal. As informações serão armazenadas, e aqueles participantes que escolheram atuar como avaliadores irão receber, dentro da sua pasta com o material da RA, cédulas e instruções de como proceder a avaliação e votação.

A expectativa da Comissão Organizadora da 36ª. RASBQ é que este procedimento amplie as possibilidades (uma vez que contará com opiniões diversificadas), democratize e valorize a premiação (uma vez que os vencedores serão escolhidos por um grande grupo de pesquisadores, ao invés de uma comissão escolhida por um diretor), e estimule a participação maior de pesquisadores na sessão de painéis, que é considerada um dos pontos altos das RAs.

Aldo J.G. Zarbin (Secretário Geral e Presidente da CO da 36a. RASBQ)























SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299