.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1047

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


18/10/2012



SBQ participa de seminário de avaliação de periódicos



Em colaboração com a FAPESP, a SciELO promoveu, no último 27/09, o III Seminário de Avaliação do Desempenho dos Periódicos Brasileiros no JCR®2011 no auditório da FAPESP. Trata-se da terceira edição de um evento destinado à discussão sobre o impacto das revistas brasileiras na ciência mundial, medida pelo JCR®.

O evento foi iniciado com a apresentação de uma conferência sobre gestão de periódicos proferida por Sue Silver, editora chefe do “Frontiers in Ecology and the Environment”, periódico que tem apresentado grande evolução sob sua gestão. Em sua apresentação, Sue Silver ofereceu sua visão de quais os fatores que mais influenciam o sucesso de um periódico e quanto deste processo depende do editor. Trazer a melhor ciência é o objetivo básico, mas deve ser acompanhado de reconhecimento pela comunidade.

A SBQ foi chamada a participar do painel que se seguiu sobre o desempenho de periódicos brasileiros, através de uma apresentação e participação na mesa redonda final, e trazer a perspectiva de uma sociedade científica com larga experiência editorial. Esta participação se deve ao destaque na SciELO dos periódicos da SBQ, JBCS e Química Nova. Também participaram deste painel o coordenador da SciELO, Abel Packer, que falou sobre a visão da SciELO sobre o assunto principal do seminário, Rogério Meneghini, também coordenador da SciELO, que tratou sobre as rotas de publicação daqueles que almejam leitores internacionais, e o editor da Revista de Saúde Pública, Carlos Augusto Monteiro, que discorreu sobre a visão de um editor. As apresentações foram seguidas de uma sessão de debates, tendo como comentaristas Adeilton A. Brandão (Editor do Memórias do IOC), Teresa C. Rego (Editora da Revista Educação e Pesquisa), Luís R. F. Alleoni (Vice-presidente da ABEC) e Maurício Rocha-e-Silva (Editor da Clinics).

Duas noções claras foram detectadas por quase todos os presentes: as revistas brasileiras têm evoluído continuadamente nos últimos anos, apresentando aumento de volume de publicações, aumento da demanda nacional e internacional e, em um bom número de casos, aumento do fator de impacto; por outro lado, os desafios para chegarmos a um nível de competição com os periódicos de “primeira linha” (dentro do primeiro quartil, em suas respectivas áreas) são muitos, sendo que as estratégias (válidas) para alcançar este objetivo não são muitas. A falta de pessoal qualificado, a profissionalização incipiente e a falta de financiamento sustentável são perigos que rondam a maioria das editorias. Outro assunto abordado, e que tem imenso impacto na respeitabilidade dos periódicos brasileiros, é a ética na ciência e os mecanismos de controle de condutas impróprias.

Para saber mais, visite a página http://eventos.scielo.org/jcr2011/

Luiz Henrique Catalani
Editor da Química Nova
















SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299