25/10/2012
Mercado de trabalho e química ambiental são destaques em reunião da Regional Sul da SBQ
Saber como a pesquisa de ponta em química estará presente nas empresas nos próximos anos é uma questão que atrai estudantes ao XIX Encontro Regional SBQ Sul, que acontecerá de 7 a 9 de novembro em Tubarão (SC). Ao lado da química ambiental, os futuros contornos do mercado de trabalho interessam a esse público: 70% dos inscritos estão nos cursos de graduação e a maior parte deverá buscar oportunidades em indústrias ou empresas de serviço da região, explica o coordenador do evento Jair Juarez João, da Unisul. Em proporção quase igual, estudantes e pesquisadores dos três estados, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, compõem esse público formado por uma parcela expressiva de alunos de instituições privadas.
Com a previsão de receber cerca de 1.200 pessoas este ano, o encontro desempenha papel único para a comunidade estudantil da região, nota ele. É o principal espaço para discussão e troca de informações para um contingente que não pode participar de encontros nacionais, por razões de custos ou tempo de deslocamento. A atenção desse público está voltada em particular para o mercado de trabalho, segundo o levantamento feito pelos organizadores para a definição de palestras e minicursos: “a grande preocupação é com a inovação e como ela está sendo transferida para o mercado”. No caso de Santa Catarina são em geral alunos que não integram grupos de pesquisa como perspectiva para a carreira acadêmica, observa. O perfil desse participante registra ainda o reduzido interesse por formações em licenciatura.
Outro dado que conduz a programação é a busca de conhecimento em química ambiental, energias renováveis, reciclagem de produtos e tópicos ligados à sustentabilidade, hoje presentes na agenda de todos os futuros profissionais. Os organizadores procuram, ao mesmo tempo, dar impulso ao diálogo interdisciplinar, que abrange, nesse caso, principalmente químicos, engenheiros químicos e farmacêuticos, explica Jair Juarez.
O XIX Encontro da Regional SBQ Sul terá em sua programação sete minicursos, duas sessões temáticas e seis palestras, além da apresentação de resumos e painéis. A conferência de abertura será ministrada por Luiz Carlos Dias, da UNICAMP, que falará sobre a “Contribuição da Química para síntese e desenvolvimento de drogas e fármacos: novos desafios”. Veja a programação completa aqui.
Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Comunicação da SBQ)
|