.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1048

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaRVQ



capaQN



capaQN



capaQnesc






Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


25/10/2012



Mercado de trabalho e química ambiental são destaques em reunião da Regional Sul da SBQ



Saber como a pesquisa de ponta em química estará presente nas empresas nos próximos anos é uma questão que atrai estudantes ao XIX Encontro Regional SBQ Sul, que acontecerá de 7 a 9 de novembro em Tubarão (SC). Ao lado da química ambiental, os futuros contornos do mercado de trabalho interessam a esse público: 70% dos inscritos estão nos cursos de graduação e a maior parte deverá buscar oportunidades em indústrias ou empresas de serviço da região, explica o coordenador do evento Jair Juarez João, da Unisul. Em proporção quase igual, estudantes e pesquisadores dos três estados, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, compõem esse público formado por uma parcela expressiva de alunos de instituições privadas.

Com a previsão de receber cerca de 1.200 pessoas este ano, o encontro desempenha papel único para a comunidade estudantil da região, nota ele. É o principal espaço para discussão e troca de informações para um contingente que não pode participar de encontros nacionais, por razões de custos ou tempo de deslocamento. A atenção desse público está voltada em particular para o mercado de trabalho, segundo o levantamento feito pelos organizadores para a definição de palestras e minicursos: “a grande preocupação é com a inovação e como ela está sendo transferida para o mercado”. No caso de Santa Catarina são em geral alunos que não integram grupos de pesquisa como perspectiva para a carreira acadêmica, observa. O perfil desse participante registra ainda o reduzido interesse por formações em licenciatura.

Outro dado que conduz a programação é a busca de conhecimento em química ambiental, energias renováveis, reciclagem de produtos e tópicos ligados à sustentabilidade, hoje presentes na agenda de todos os futuros profissionais. Os organizadores procuram, ao mesmo tempo, dar impulso ao diálogo interdisciplinar, que abrange, nesse caso, principalmente químicos, engenheiros químicos e farmacêuticos, explica Jair Juarez.

O XIX Encontro da Regional SBQ Sul terá em sua programação sete minicursos, duas sessões temáticas e seis palestras, além da apresentação de resumos e painéis. A conferência de abertura será ministrada por Luiz Carlos Dias, da UNICAMP, que falará sobre a “Contribuição da Química para síntese e desenvolvimento de drogas e fármacos: novos desafios”. Veja a programação completa aqui.

Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Comunicação da SBQ)







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299