.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1049

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaRVQ



capaQN



capaQN



capaQnesc






Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


01/11/2012



Resumo das atividades do encontro do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação em Química



A realização do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação em Química ocorreu na Sede do CRQ da 4ª. Região, SP, nos dias 22 e 23 próximos passados.  No primeiro dia, as atividades foram conjuntas com o Fórum de  Programas de Pós-Graduação em Química.

Neste mesmo dia foram apresentadas palestras temáticas versando sobre a formação do químico, tendo o empreendedorismo e a inovação como uma das vertentes.

O Prof. Luiz Roberto Liza Curi, do Conselho Nacional de Educação, discorreu sobre a Química no contexto do Plano Nacional de Educação (PNE). Restou óbvio a todos que o PNE é limitante para a Química ou outra área específica do conhecimento, pois tem caráter muito geral. Além disso, o país carece de uma boa política educacional. Pelo visto, o CNE ainda vive o processo de implantação da LDB, embora passada mais de uma década de sua entrada em vigor. Reconheceu a expansão do ensino superior, sem qualidade, e a alta evasão é tida com muita preocupação. A formação docente continua sendo falha e pouco atrai os jovens. As diretrizes curriculares, em todos os níveis de ensino, não deram certo. As mudanças apregoadas e previstas não aconteceram e a maioria dos cursos continua como antes. O ensino médio está desconectado de qualquer expectativa profissional, por isso o MEC está propondo mudanças e novas ações.

O Prof. Rochel Lago tratou do estímulo ao empreendedorismo e inovação tecnológica entre os alunos de graduação e pós-graduação (em Química). Sua experiência na área permite afirmar que é possível e desejável que ações dessa natureza sejam implementadas na Química, pois não basta formar bons químicos, que não sabem qual seu lugar no mundo do trabalho. O empreendedorismo é uma alternativa à busca da identidade profissional para nossos alunos. Mostrou as diversas etapas que norteiam o empreendedorismo na UFMG e, no final, propôs ações que poderão ser introduzidas na Graduação e Pós-Graduação em Química para embalar o empreendedorismo, começando pela formação de professores.

O Prof. Mauricio Boscolo mostrou, detalhadamente, o curso de empreendedorismo que está sendo oferecido no Departamento de Química e Ciências Ambientais, IBILCE-UNESP, de São José do Rio Preto, SP. Da parceria UNESP-SEBRAE não só foi preparada a equipe de professores para ministrar esse curso, mas montados a ementa e o programa. O interesse dos alunos pelos conteúdos de empreendedorismo e inovação comprova a necessidade de alternativas ao bacharelado acadêmico.  

No segundo dia do encontro os Coordenadores dos Cursos de Graduação se reuniram em grupos de trabalho para discutir a inserção do empreendedorismo e da inovação tecnológico nos cursos de Graduação (projeto, preparação de professores, interação com outros cursos/programas de pós-graduação da área e instituições) e que oportunidades podem ser aproveitadas com o novo PNE.  Na plenária de encerramento, às 14h00 do dia 23, os grupos apresentaram uma moção ao CNE para rediscutir as diretrizes curriculares dos Cursos de Graduação em Química (o Prof. Curi assumiu o compromisso de liderar a iniciativa junto ao CNE, portanto, o canal está aberto) e comprometeram-se com a implantação de conteúdos de   empreendedorismo e inovação tecnológica nos cursos de Graduação, buscando apoio, especialmente, do SEBRAE. O Prof. Rochel também irá contribuir orientando e propondo diretrizes e atividades.

As palestras e as apresentações dos grupos de trabalho estão no site da SBQ.

Fonte: Cesar Zucco



SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299