.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1050

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


8/11/2012



Sugestões de periódicos - Qualis da área de Química


Prezados colegas,

A coordenação da área de Química na Capes, vai realizar nova classificação do QUALIS de periódicos (baseada no JCR 2011), em dezembro deste ano, na sede da Capes, em Brasília. Assim sendo, venho por meio desta solicitar aos colegas que enviem sugestões de periódicos que hoje estão em um determinado estrato no Qualis da área de Química, mas que a comunidade acredita que deveriam estar em um estrato superior. Por favor, encaminhem suas sugestões diretamente ao Prof. Adriano Monteiro, Coordenador Adjunto da Área de Química na Capes, exclusivamente no e-mail: adriano.monteiro@ufrgs.br, até o dia 19 de novembro de 2012. Todas as indicações devem ser acompanhadas de justificativa.

Solicito que considerem as colocações abaixo:

1. Informações sobre a avaliação do QUALIS em 2011, podem ser obtidas no link http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/Qualis_-_QUIMICA.pdf

2. O Comitê de área definiu como "periódicos" somente aqueles com FI (fator de impacto) igual ou superior a 0,1 no JCR/ISI mais atual.

Não foram considerados "periódicos", aquelas revistas que não seguem pelo menos um dos seguintes critérios: a) ter periodicidade pelo menos trimestral; b) estar atualizada em 2011; c) ter corpo editorial; d) constar de alguma base de dados; e) ter avaliação pelos pares; f) ter ISSN; g) ter uma página eletrônica de fácil acesso e atualizada. Por gentileza, indique apenas veículos que atendam a esta definição de periódicos.

3. Conforme decisão do CTC, o número de periódicos nos estratos A1+A2 deve ser de no máximo 25%. O percentual de A1 deve ser menor que o de A2 e a soma dos percentuais A1+A2+B1 deve ser de no máximo 50% do total de periódicos publicados nos estratos A+B.

4. Na última avaliação, em 2011, na classificação pelo número de títulos, o percentual de periódicos no estrato A1 (11.26%) foi inferior ao do estrato A2 (11.41%), estando A1+A2 abaixo do valor limite de 25%. O percentual de A1+A2+B1 ficou dentro do desejado (45,76%), abaixo dos 50% estipulados pelo CTC. No entanto, o percentual de periódicos no estrato A2 está muito próximo do percentual de periódicos no estrato A1.

5. Em virtude das travas estipuladas pelo CTC da CAPES, de no máximo 25% para a soma de A1+A2, e de no máximo 50% para a soma de A1+A2+B1, o Comitê não descarta, para este ano, a possibilidade de alteração dos limites de índices de impactos nos estratos no QUALIS para valores superiores.

6. Periódicos que tiveram alteração no fator de impacto no JCR de 2011, que leva à mudança de estrato (para cima ou para baixo) serão automaticamente reclassificados pelo comitê. Mesma situação para os periódicos que apresentaram seu primeiro fator de impacto no JCR atual.

Atenciosamente,

Luiz Carlos Dias
Coordenador da Área de Química - CAPES






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299