.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1050

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


8/11/2012



Resumo das atividades do 12º Workshop de Pós-Graduação em Química


Nos dias 22 e 23 de outubro foi realizado o 12º Workshop de Pós-Graduação em Química, em conjunto com o 8º Encontro de Coordenadores de Graduação. No primeiro dia os dois fóruns tiveram atividades conjuntas, que contaram com a presença de diversos pesquisadores falando sobre Empreendedorismo e Inovação (professores doutores Mauricio Boscolo, da UNESP-RP; Rochel Montero Lago, da UFMG), o Plano Nacional de Educação (Dr. Luiz Roberto Liza Curi, do CNE) e o Papel da Capes no cenário científico nacional, seus programas e a avaliação trienal dos programas de pós-graduação em Química (Prof. Dr. Luiz Carlos Dias, coordenador da área de Química na Capes; da Unicamp).

A avaliação geral desta reunião foi bastante positiva, com cerca de 85 % dos programas de pós-graduação presentes ao evento.

Todas as palestras suscitaram um debate bastante proveitoso e enriquecedor, mostrando a visão das diferentes instituições frente aos assuntos abordados, suas expectativas, dificuldades de implantação e solução de diversos problemas relacionados aos temas apresentados.

Gostaria de destacar a presença do coordenador da área de Química na Capes, prof. Luiz Carlos Dias, juntamente com o seu coordenador associado, prof. Adriano Monteiro (UFRGS). Uma vez mais os nossos representantes na Capes prestigiaram o Workshop e neste ano, além de falar da avaliação, um tema necessário, uma vez que o triênio 2010-2012 se encerra, foram divulgados os diferentes programas daquela fundação.

A presença dos profs. Luiz Carlos e Adriano, consolida a importância e o reconhecimento da Coordenação da Área em relação ao Fórum de Pós-Graduação em Química. Desde a primeira edição dos Workshop, o coordenador ou coordenador associado esteve presente, conversando com os coordenadores sobre todo o processo de avaliação dos programas, esclarecendo dúvidas e ouvindo sugestões.

Desta forma, gostaria de agradecer a presença e a participação de todos!

Solange Cadore
Presidente do Fórum de Pós-Graduação em Química-SBQ






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299