.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1051

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


22/11/2012



Web site Memórias da Química traz o passado para os dias de hoje


Depoimentos em vídeo, entrevistas, artigos e fotos estão formando um acervo sobre a história da Química brasileira na universidade e das pessoas que ajudaram a construí-la. Organizado pelo professor Paulo Costa, da UFRJ, o novo espaço eletrônico recupera um passado onde se misturam limitações de recursos, entusiasmo e determinação. O site traz relatos de alguns dos pioneiros responsáveis pela implantação das bases da pesquisa em química no país, há cerca de 40 ou 50 anos. Entre eles os de Walter Mors, Cláudio Costa Neto, Benjamin Gilbert e Warner Kover que abriram os caminhos para a química orgânica no Rio de Janeiro.

O documentário "Otto Gottlieb e a Química de Produtos Naturais", mostra a estudantes e jovens pesquisadores um exemplo de compromisso com o trabalho científico, hoje consolidado nas três gerações que o sucederam. Mais que isso, revela, em depoimentos pessoais de seus orientandos, o precursor que deu uma nova configuração aos estudos de produtos naturais, com base na interdisciplinaridade, e as razões de ter sido ele o único químico brasileiro indicado para o prêmio Nobel.

A ideia de criar o web site Memórias da Química Brasileira surgiu no ano passado, após evento realizado na UFRJ, registrado em vídeo, conta Paulo Costa. A proposta de ampliar a experiência teve o apoio da SBQ-RJ e ganhou o formato de espaço onde estão sendo agregados artigos, livros, entrevistas, vídeos e fotos. Fonte importante para esse trabalho, destaca, foi a leitura da revista Química Nova, na qual, durante os últimos dez anos têm sido publicados vários artigos que tratam do passado.

Assim, a seção Artigos permite ao internauta acompanhar toda a trajetória de formação das principais instituições de ensino e pesquisa em química – entre elas da UFRJ, USP e UNICAMP – e entender as limitações e avanços desse processo. As indicações em "Livros", permitem que a busca recupere antecedentes mais remotos, onde estão os primeiros passos da evolução científica do país, do século XVI ao século XIX. Os projetos em avaliação para 2013 deverão ampliar esse acervo, observa o coordenador do site, onde a mídia audiovisual tem papel de destaque, pela capacidade de captar a espontaneidade e a riqueza dos depoimentos pessoais.




Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299