.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1052

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


22/11/2012



Brasil e Espanha destacam potencial de parceria em ciência e tecnologia


A decisão de aprofundar a parceria Brasil-Espanha na área científico-tecnológica foi reafirmada pela presidenta Dilma Rousseff e pelo primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, nesta segunda-feira (19). Eles debateram, em Madri, as relações bilaterais entre os países, que, segundo avaliou Dilma, vivem um momento promissor. 

“Ambos os governos acordam que o desenvolvimento dependerá, cada vez mais, da capacidade de desenvolver novos conhecimentos científico-tecnológicos e de inovar, tanto em nível nacional quanto regional e global”, afirma a declaração conjunta divulgada pelos governantes. “Neste sentido, reafirmam seu compromisso de ampliar as ações em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e aumentar seu impacto econômico e social mediante o aprofundamento da cooperação bilateral nestas áreas.”

A declaração estabelece que os dois governos devem fomentar o diálogo interinstitucional e o intercâmbio de visitas entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil e o Ministério de Economia e Competitividade (Mineco) da Espanha, representado pela Secretaria de Estado de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. O início das reuniões da Comissão Mista de Cooperação, Tecnologia e Inovação está previsto para o primeiro semestre de 2013.

“Decidimos aproveitar melhor o potencial de cooperação em ciência, tecnologia e inovação em domínios que abrangem a gestão de recursos hídricos, a cooperação industrial para a defesa, a indústria naval, a construção de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, a nanotecnologia e a área de petróleo e gás”, detalhou Dilma, em coletiva de imprensa ao fim do encontro. Ela destacou o fato de a Espanha ser o quarto principal destino do programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

Para a presidenta, as duas nações são sócias estratégicas. Ela reafirmou a intenção do governo brasileiro de colaborar com a solução da crise econômica internacional. O primeiro-ministro Rajoy, por sua vez, afirmou que o Brasil é “uma potência do presente” e está no centro das atenções do mundo, com a realização de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Foram debatidos no encontro investimentos em infraestrutura no Brasil e a ampliação das parcerias em áreas como o avanço da integração na América do Sul e a importância da relação entre o Mercosul e a União Europeia para um aumento no comércio entre as duas regiões. Leia mais.

Declaração - A declaração dos dois governantes cita as pequenas e médias empresas como prioridade. Aponta, também, a importância da ampliação da cooperação entre a Finep – Agência Brasileira da Inovação, vinculada ao MCTI, e o Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial da Espanha (CDTI).

Brasil e Espanha também concordam em intensificar o intercâmbio de pesquisadores e técnicos, o acesso simplificado às infraestruturas de pesquisa, a cooperação em atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), o intercâmbio de informação científica e os contatos diretos entre instituições públicas e privadas de pesquisa.

Dilma Rousseff e Mariano Rajoy expressam sua satisfação “pelo excelente desenvolvimento do programa Ciência sem Fronteiras", foco de acordo assinado em fevereiro entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e o Ministério de Educação, Cultura e Desportes da Espanha. Destacam “a importância do ensino da língua espanhola, para melhorar a participação dos bolsistas nos cursos” e a colaboração do Instituto Cervantes nesse aspecto. Sublinham, por fim, a importância de que o setor privado possa contribuir com o CsF oferecendo estágios, por exemplo. No momento, 2.297 alunos brasileiros estão em universidades espanholas por meio do programa. Assista a depoimentos de bolsistas.

No documento, os países saúdam a disposição do MCTI e do Mineco de firmar um memorando de entendimento sobre a cooperação em nanotecnologia e nanociências. O texto menciona a realização de projetos conjuntos, o estímulo ao estabelecimento de redes e o apoio ao desenvolvimento tecnológico e industrial de ambos os países nessas áreas, incluindo os trabalhos do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), iniciativa luso-espanhola situada em Braga, Portugal.

Quanto ao campo da inovação, é ressaltada a possibilidade de projetos que associem empresas de tecnologia do Brasil e da Espanha para o desenvolvimento de novos produtos e processos. As áreas citadas como de grande potencial para cooperação são: convergência de políticas, programas e ações governamentais para o estímulo a P&D empresarial e inovação; indústrias criativas; parques tecnológicos; inovação tecnológica e industrial; mecanismo de apoio às empresas de tecnologia; e apoio à inovação em pequenas e médias empresas.

Os dois governos também acordam em incrementar sua cooperação no setor de energia, em especial no que diz respeito a fontes renováveis, como eólica, termo-solar, fotovoltaica e bioenergia moderna, a fim de garantir a segurança no fornecimento com níveis reduzidos de emissões de CO2.

Reunião em 2013 - Em sua primeira reunião, no ano que vem, a Comissão Mista de Cooperação, Tecnologia e Inovação deverá identificar as áreas em que exista potencial para atuação conjunta. São listadas como alvo de especial atenção: tecnologias de informação e comunicação (TIC); nanotecnologia e nanomedicina; biotecnologia; parques tecnológicos e indústrias criativas; setores naval, aeronáutico e aeroespacial; energias renováveis; tecnologia de saúde; agricultura e alimentação; e programas, políticas, processos e instituições de fomento à inovação.


Fonte: Ascom do MCTI (com informações do MRE e do Blog do Planalto)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299