29/11/2012
Livros sobre QuÃmica Medicinal e
QuÃmica Orgânica recebem Prêmio Jabuti 2012
A edição 2012 do Prêmio Jabuti, promovido pela Câmara Brasileira do Livro, conferiu o segundo e terceiro lugares da premiação, na categoria Ciências Exatas, aos livros "QuÃmica Medicinal: métodos e fundamentos em planejamento de fármacos", de Carlos Montanari, e "Substâncias orgânicas: estrutura e propriedades" de NÃdia Franca Roque.
Publicados pela Editora EDUSP, os livros têm duas caracterÃsticas em comum. A preocupação dos autores em produzir literatura cientÃfica e didática enunciada em lÃngua portuguesa, e o empenho em criar textos que tornem mais fácil o entendimento dos conteúdos para seus leitores.
"QuÃmica Medicinal: métodos e fundamentos em planejamento de fármacos" reúne 19 capÃtulos, três deles de autoria do próprio organizador, Carlos Montanari (USP-São Carlos e ex-diretor da Divisão de QuÃmica Medicinal da SBQ), que se propôs uma tarefa abrangente. Em 720 páginas, o livro se vale dos avanços cientÃficos obtidos nas últimas três décadas em quÃmica medicinal. Com esse lastro, mostra o estado da arte do campo de conhecimento, espaço reconhecido como "hÃbrido", já que supõe a participação de quÃmicos, farmacêuticos, bioquÃmicos e biofÃsicos. Faz parte desse objetivo levar aos leitores o conhecimento sobre a "gênese planejada de fármacos, para que sejam capazes de entender conceitos fundamentais de planejamento molecular", explica.
O grande desafio, observa, "foi traduzir o sistema complexo (da transdisciplinaridade) para o entendimento comum", de forma a apresentar dados que são transformados em informações que, por sua vez, geram conhecimento. Ele considera que foi possÃvel "apresentar conceitos profundos, sem perder o rigor da linguagem cientÃfica".
O critério para escolha dos capÃtulos partiu da definição dos tópicos abordados, entre eles planejamento molecular de fármacos, fundamentos técnico-cientÃficos em quÃmica, bioquÃmica e biofÃsica, e sÃntese de fármacos e biologia quÃmica de sistemas. Essas definições orientaram a escolha dos autores "que pudessem, dentro de suas especialidades, contribuir para esses capÃtulos de forma singular", lembra Montanari. O livro tem como alvo principal alunos de graduação e pós-graduação das áreas afins e se destaca como um trabalho pioneiro , em lÃngua portuguesa, com o propósito de contribuir para formar novas gerações de pesquisadores em quÃmica medicinal.
QuÃmica Orgânica. Ajudar a formar novas gerações de quÃmicos qualificados também é o objetivo de "Substâncias Orgânicas: estruturas e propriedades", de NÃdia Franca Roque (USP/UFBA, aposentada), que obteve o terceiro lugar no Prêmio Jabuti. Entre os critérios que a autora se impôs na elaboração do livro estavam os de que fosse um produto de custo acessÃvel à realidade econômica de estudantes; fácil de manipular, isto é, pudesse ser carregado e lido em qualquer lugar, e oferecesse linguagem clara e objetiva, respeitando padrões cientÃficos.
Com doze capÃtulos, 318 páginas, e um Posfácio que trata de Ética, Biodiversidade e QuÃmica, o trabalho busca as premissas iniciais, sem abrir mão "da profundidade necessária para o entendimento do conteúdo", explica a autora.
O capÃtulo introdutório "Uma Breve História da QuÃmica Orgânica" situa os passos da evolução cientÃfica, a partir da fase pré-moderna, pontuando o inÃcio da disciplina no século XVIII. E destaca, ao final do percurso, o papel da QO no mundo contemporâneo. Entre os enfoques adotados, a preocupação em ajudar o aluno a perceber a diferença entre o fazer macroscópico e a pensar o microscópico, com a utilização de modelos, "imprescindÃveis ao trabalho do quÃmico orgânico".
Sobre o conteúdo e sua abordagem qualitativa, NÃdia Franca, baseada em sua experiência didática, lembra ser importante que, "em um primeiro momento, o estudante vivencie a quÃmica orgânica para então sentir a necessidade de um aprofundamento teórico no qual a matemática se faz necessária".
Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|