.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1053

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


29/11/2012



Livros sobre Química Medicinal e Química Orgânica recebem Prêmio Jabuti 2012


A edição 2012 do Prêmio Jabuti, promovido pela Câmara Brasileira do Livro, conferiu o segundo e terceiro lugares da premiação, na categoria Ciências Exatas, aos livros "Química Medicinal: métodos e fundamentos em planejamento de fármacos", de Carlos Montanari, e "Substâncias orgânicas: estrutura e propriedades" de Nídia Franca Roque.

Publicados pela Editora EDUSP, os livros têm duas características em comum. A preocupação dos autores em produzir literatura científica e didática enunciada em língua portuguesa, e o empenho em criar textos que tornem mais fácil o entendimento dos conteúdos para seus leitores.

"Química Medicinal: métodos e fundamentos em planejamento de fármacos" reúne 19 capítulos, três deles de autoria do próprio organizador, Carlos Montanari (USP-São Carlos e ex-diretor da Divisão de Química Medicinal da SBQ), que se propôs uma tarefa abrangente. Em 720 páginas, o livro se vale dos avanços científicos obtidos nas últimas três décadas em química medicinal. Com esse lastro, mostra o estado da arte do campo de conhecimento, espaço reconhecido como "híbrido", já que supõe a participação de químicos, farmacêuticos, bioquímicos e biofísicos. Faz parte desse objetivo levar aos leitores o conhecimento sobre a "gênese planejada de fármacos, para que sejam capazes de entender conceitos fundamentais de planejamento molecular", explica.

O grande desafio, observa, "foi traduzir o sistema complexo (da transdisciplinaridade) para o entendimento comum", de forma a apresentar dados que são transformados em informações que, por sua vez, geram conhecimento. Ele considera que foi possível "apresentar conceitos profundos, sem perder o rigor da linguagem científica".

O critério para escolha dos capítulos partiu da definição dos tópicos abordados, entre eles planejamento molecular de fármacos, fundamentos técnico-científicos em química, bioquímica e biofísica, e síntese de fármacos e biologia química de sistemas. Essas definições orientaram a escolha dos autores "que pudessem, dentro de suas especialidades, contribuir para esses capítulos de forma singular", lembra Montanari. O livro tem como alvo principal alunos de graduação e pós-graduação das áreas afins e se destaca como um trabalho pioneiro , em língua portuguesa, com o propósito de contribuir para formar novas gerações de pesquisadores em química medicinal.

Química Orgânica. Ajudar a formar novas gerações de químicos qualificados também é o objetivo de "Substâncias Orgânicas: estruturas e propriedades", de Nídia Franca Roque (USP/UFBA, aposentada), que obteve o terceiro lugar no Prêmio Jabuti. Entre os critérios que a autora se impôs na elaboração do livro estavam os de que fosse um produto de custo acessível à realidade econômica de estudantes; fácil de manipular, isto é, pudesse ser carregado e lido em qualquer lugar, e oferecesse linguagem clara e objetiva, respeitando padrões científicos.

Com doze capítulos, 318 páginas, e um Posfácio que trata de Ética, Biodiversidade e Química, o trabalho busca as premissas iniciais, sem abrir mão "da profundidade necessária para o entendimento do conteúdo", explica a autora.

O capítulo introdutório "Uma Breve História da Química Orgânica" situa os passos da evolução científica, a partir da fase pré-moderna, pontuando o início da disciplina no século XVIII. E destaca, ao final do percurso, o papel da QO no mundo contemporâneo. Entre os enfoques adotados, a preocupação em ajudar o aluno a perceber a diferença entre o fazer macroscópico e a pensar o microscópico, com a utilização de modelos, "imprescindíveis ao trabalho do químico orgânico".

Sobre o conteúdo e sua abordagem qualitativa, Nídia Franca, baseada em sua experiência didática, lembra ser importante que, "em um primeiro momento, o estudante vivencie a química orgânica para então sentir a necessidade de um aprofundamento teórico no qual a matemática se faz necessária".


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299