.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1054

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


6/12/2012



4º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013 acontece em Salvador


Programado para os dias 5,6 e 7 de dezembro, o 4º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013, realizado em Salvador, tem como tema Energia e Sustentabilidade. A reunião é uma etapa na sequência de palestras e debates que devem consolidar uma publicação final com as proposições formuladas pelo Brasil para o Fórum Mundial que acontecerá de 25 a 26 de novembro de 2013, no Rio de Janeiro. Na pauta da reunião de Salvador estão itens como "Desafios do Setor de Petróleo e Gás", "Desafios da Bio-Energia" e "Fontes Alternativas de Energia". Veja aqui o programa.

Os três encontros anteriores foram realizados em São Paulo, Belo Horizonte e Manaus, e os três seguintes acontecerão em Recife, Porto Alegre e Brasília. As reuniões são abertas e os interessados podem participar através de inscrição. Os Encontros Preparatórios abordam temas regionais, mas são guiados por quatro eixos transversais comuns: Educação em ciência; Difusão e acesso ao conhecimento e interesse social; Ética na ciência, e Ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.

O Fórum Mundial de Ciência 2013, em sua sexta edição, terá lugar pela primeira vez fora da Hungria, país de origem do evento. O objetivo geral do encontro, que desta vez terá como referência "Ciência para o Desenvolvimento Global, Energia e Sustentabilidade", é reunir cientistas, políticos, representantes da indústria, da sociedade civil e da mídia para discutir os principais desafios da ciência, em âmbito mundial. A primeira reunião, em 2003, teve cerca de 500 participantes, de 100 países. As instituições responsáveis pela organização do Fórum são a Academia de Ciências da Hungria, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Unesco, o International Council for Science, ICSU, a American Association for the Advancement of Science, AAAS, a Academy of Sciences for the Developing World, TWAS, o European Academies Science Advisory Council, Easac e a Academia Brasileira de Ciências, ABC.

A participação do governo brasileiro no encontro foi formalizada através de portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, de 2011, que instituiu a Comissão Executiva para o Fórum formada por 12 entidades do setor (MCTI, ABC, SBPC, MRE, MEC-CAPES, CNPq, FINEP, CGEE, ANDIFES, CONSECTI, CONFAP e escritório da UNESCO no Brasil).


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Impensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299