13/12/2012
Encontro em Foz do Iguaçu reunirá, em abril,
destaques mundiais da QuÃmica
No próximo mês de abril, a cidade de Foz do Iguaçu irá recepcionar um grupo de renomados pesquisadores internacionais que vêm ao Brasil para a 12ª Conferência Latino-Americana de FÃsico-QuÃmica Orgânica. Realizado a cada dois anos, em diferentes paÃses da AL, o evento tem confirmadas 35 sessões de especialistas que atuam na linha de frente da pesquisa, base para futuras aplicações em áreas como medicina, petroquÃmica e novos materiais. "Um número expressivo de pesquisadores brasileiros participa hoje desse grupo", afirma o organizador da Conferência, Faruk Nome, da Universidade Federal de Santa Catarina.
Entre os palestrantes da 12ª CLAFQO está Christopher Abell, da Universidade de Cambridge (Reino Unido), reconhecido pela comunidade como um nome para o Prêmio Nobel, cujo trabalho inclui pesquisas com inibidores de enzimas do bacilo da tuberculose. O evento contará também com a presença de Cyntha J. Burrows, da Universidade de Utah (EUA), editora sênior do Journal of Organic Chemistry, que relaciona entre os campos de pesquisa a quÃmica do ácido nucleico e as modificações no DNA e RNA.
Outros palestrantes do exterior são Julian Eastoe, da Universidade de Bristol (Reino Unido), co-editor do Journal of Colloid and Interface Science e os editores da revista Langmuir, David Whitten da Universidade do México, e Richard Weiss, da Universidade de Georgetown (EUA). Integram a relação Guy Lloyd-Jones da Universidade de Bristol (Reino Unido), editor do Journal of Molecular Catalysis, e Luis Echegoyen, da Universidade do Texas (EUA), editor do Journal of Physical Organic Chemistry. A participação destes pesquisadores mostra a importância atribuÃda ao evento, lembra o organizador, salientando o fato de esses cientistas viajarem ao paÃs sem passagens pagas por organismos brasileiros.
Entre os brasileiros que farão apresentações no encontro estão Jairton Dupont, (UFRGS), Frank Quina (USP), Ademir Neves (UFSC), Watson Loh (Unicamp), Adley Forti Rubira (UEM) com atuação consagrada e destaque internacional em suas áreas de trabalho.
"Trata-se de uma oportunidade pouco frequente para os estudantes de pós-graduação obterem uma ampla visão geral dos vários segmentos abordados pela programação", nota o organizador. Além dos profissionais que atuam na quÃmica orgânica e quÃmica inorgânica, o campo de conhecimento delineado pelo encontro soma hoje a colaboração de especialistas em disciplinas como mecanismos de reações, cinética quÃmica e quÃmica teórica, apresentando ao mesmo tempo uma intensa interlocução com a biologia e bioquÃmica. A Conferência, que já foi anteriormente realizada no Brasil, dá continuidade a uma série de encontros ocorridos na Venezuela, Argentina, Chile e México.
Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Impensa da SBQ)
|