.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1055

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


13/12/2012



Inauguração do novo prédio da química da UFV


No dia 6 de dezembro de 2012 foi inaugurado o novo prédio da química da UFV (foto). As novas instalações ocupam uma área de aproximadamente 8 mil metros quadrados, que abrigam gabinetes de professores, salas de aula e anfiteatro, área administrativa, almoxarifado, dez laboratórios de ensino e 18 de pesquisa, além de laboratório de Ressonância Magnética Nuclear e núcleo de análises (Central Analítica). Enfim, uma estrutura "de Primeiro Mundo", segundo um dos convidados da cerimônia, o presidente da Sociedade Brasileira de Química, Vitor Francisco Ferreira. Para ele, a Química merece esse presente, afinal, lembrou: "ela é base de tudo". O Departamento oferece os cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Química, Engenharia Química e mestrado e doutorado em Agroquímica. Ele reúne 41 docentes, 26 técnicos administrativos, 105 alunos de pós-graduação e 600 de graduação. O Departamento atende ainda a diversos cursos da UFV, ministrando disciplinas para mais de 6 mil alunos de graduação e de pós-graduação da UFV nas mais diversas áreas.Na fala do Professor Antonio Jacinto Demuner (Chefe do Departamento de Química da UFV) destacou que "uma cerimônia de inauguração não é fruto somente de uma administração. Reconhecemos o trabalho de vários reitores e chefes do Departamento de Química há cerca de pelo menos 40 anos, envidaram esforços para a concretização do que foi durante vários anos um sonho químico na UFV. E hoje testemunhamos com imensa satisfação e alegria a realização do que um dia foi sonho e registramos nesse momento o agradecimento a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a construção desse prédio. Destaca que "como professor do Departamento há mais de 20 anos, acompanhou de perto todo o trabalho dos ex-chefes, especialmente dos professores Benjamim Gonçalves Milagres e Elita Duarte Costa, que se empenharam em seus mandatos de chefia para que o projeto do novo prédio se tornasse realidade, dando continuidade aos esforços de seus antecessores".

No passado, se bem dizendo no século passado, o Departamento de Química (DEQ) era basicamente prestador de serviços para os cursos de graduação da UFV, e a Química ocupava a cadeira de número 7 estabelecida na ocasião de criação da UFV, nos anos de 1926. Com o passar dos anos tivemos a criação do curso de licenciatura em Ciências e Licenciatura plena em Química, em 1969 e do bacharelado em 1983.

O professor Demuner também relata o espirito de desafio do DEQ que "mesmo antes da implantação do programa Reuni o nosso Departamento já havia tomado a decisão de aumentar de 40 para 60 o número de vagas no curso de Bacharelado e Licenciatura em Química. Depois com o programa Reuni foi criado o curso de Licenciatura na modalidade noturno, oferecendo 40 vagas, e o Curso de Engenharia Química com 40 vagas. Assim, o DEQ mais que triplicou o número de vagas para cursos de graduação, o que hoje equivale a 140 vagas em diferentes cursos de graduação. Esse aumento é bastante relevante para a instituição uma vez que foi o maior aumento de vagas registrado em departamentos da UFV".

O Programa de Pós-Graduação (agroquímica) que oferecia apenas o mestrado, com 27 alunos matriculados até 2005, também logrou êxitos em expansão nos últimos anos. Em 2005 foi criado o Doutorado (Conceito 5 pela Capes) e hoje, 7 anos a contar da data de sua criação, tem mais de 100 estudantes matriculados.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares destacou a alegria de entregar ao DEQ uma obra de tamanha importância. A alegria se justifica especialmente pelo fato de o DEQ contribuir muito para todas as áreas de conhecimento da Universidade, abrigando os cursos de Engenharia Química e Química (licenciatura e bacharelado) e o programa de pós-graduação. "É um conjunto de professores que oferece disciplinas para muitas áreas e para muitos outros cursos e que desenvolve dentro da Universidade não só o ensino, mas uma pesquisa de primeira linha e uma extensão que valoriza toda a nossa comunidade, o nosso entorno e o país". Para ela, "é merecedor que o conjunto de professores, técnicos administrativos e estudantes recebam um edifício deste porte para que possam, confortavelmente, continuar desenvolvendo aquilo que eles se primam, que é a missão maior desta instituição: o ensino, a pesquisa e a extensão".


Fonte: Antonio Jacinto Demuner (UFV)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299