.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1056

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


20/12/2012



NOTA DE FALECIMENTO



Profa. Dra. Suely Lins Galdino

Foi com profunda consternação que recebemos a notícia do falecimento da Profa. Dra. Suely Lins Galdino na manhã deste último domingo, em consequência de um acidente vascular cerebral ocorrido na tarde da última quinta-feira. A Profa. Suely era natural da Paraíba, tendo se graduado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal da Paraíba (1977), com mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (1980) e Doutorado de Estado (Docteur dÉtat es Sciences Pharmaceutiques) pela Université Joseph-Fourier de Grenoble I, na França e pós-doutorado nessa mesma Instituição. Professora Titular do Instituto de Antibióticos da Universidade Federal de Pernambuco, tinha na Química Medicinal o seu principal foco de atuação em pesquisa. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas e mais recentemente, dedicou-se à implantação e coordenação do Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica, área de pesquisa à qual vinha se dedicando intensamente. Era bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq.

Sua característica natural de liderança levou-a a participar da Comissão de Avaliação da área de Farmácia na CAPES nas últimas duas décadas, sendo Coordenadora Adjunta da Área no período de 2008-2011. Participou ativamente da implantação da área de Farmácia no CNPq, como área independente, tendo sido membro do Comitê Assessor na fase de implantação do mesmo. Participou ativamente do processo de criação e implantação da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas em 2003, sendo eleita tesoureira para o biênio 2008-2009, membro da Comissão Executiva em 2010-2011 e era a atual Presidente da ABCF para o biênio 2012-2013. Era membro do Conselho de Administração do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (2012-2016). Integrava o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Inovação Terapêutica (INCT-if) do qual era membro do comitê gestor e coordenava a Dimensão 2, responsável pela formação de recursos humanos.

Seu dinamismo e espírito empreendedor, associados à grande facilidade de agregação e habilidade em fazer novas amizades ficarão para sempre gravados em nossa memória e dos quais sentiremos muita falta. Seu sorriso espontâneo que conclamava a todos a se unirem na concretização de nossos ideais não está mais entre nós, mas com certeza está gravado na memória de cada um que teve o privilégio de conviver com este ser humano tão especial, com passagem rápida entre nós, mas que marcou fortemente a todos que compartilharam de sua presença.


Fonte: João Luis Callegari Lopes (FCFRP)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299