.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1056

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


20/12/2012



Primeira do Brasil, Universidade Federal do Paraná completa 100 anos nesta quarta-feira


A primeira universidade do Brasil, Universidade Federal do Paraná (UFPR), completa 100 anos nesta quarta-feira (19) com uma história ligada ao desenvolvimento do estado. Atualmente com sedes em Curitiba, Pontal do Paraná, Matinhos e Palotina conta com cerca de 31 mil estudantes, para os quais oferece mais de 100 habilitações em graduação, 111 cursos de mestrado e doutorado, além de outras oportunidades de aprimoramento em oito campis. Ao longo dos anos se tornou referência na formação, tanto de profissionais, quanto de líderes políticos. A instituição também é detentora do Hospital de Clínicas e da Maternidade Victor Ferreira do Amaral, que oferecem diversos serviços gratuitos de saúde para a comunidade.

Símbolo da cidade, o Prédio Histórico, localizado na Praça Santos Andrade,  começou a funcionar em 1913, primeiramente como instituição particular. Os primeiros cursos ofertados no local eram Direito, Ciências Sociais, Engenharia, Medicina e Cirurgia, Comércio, Odontologia, Farmácia e Obstetrícia. Hoje abriga o curso de Direito e o de Psicologia. 

O HC foi fundado em 1953, com a instituição já pública, e hoje é o hospital com maior número de pacientes do estado.

História

A história da UFPR se inicia 20 anos antes da sua fundação, em 1892, quando o político Rocha Pombo lança, na Praça Ouvidor Pardinho, a pedra fundamental da então Universidade do Paraná. Mas apenas em 1912 as lideranças políticas também se mobilizam em prol da criação da Universidade, pois o Paraná havia perdido a Região do Contestado para Santa Catarina.

 No dia 19 de dezembro de 1912, Victor Ferreira do Amaral e Silva lidera a criação efetiva da instituição. Era uma época próspera da economia paranaense, devido à abundante produção e ao frutífero comércio da erva-mate. “O dia 19 de dezembro representava a emancipação política do Estado e deveria também representar sua emancipação intelectual”, proclamou Amaral.

 Após ter fundado a Universidade do Paraná, Amaral – que foi também seu primeiro reitor – fez empréstimos e iniciou a construção do Prédio Central em terreno doado pela prefeitura.

Primeiros anos

A seguir veio a Primeira Guerra Mundial e, com ela, a recessão econômica e as primeiras dificuldades. Entre elas uma lei que determinava o fechamento das universidades, pois o Governo Federal de então não recebia bem as iniciativas surgidas de forma independente nos estados.

Era necessário então criar alternativas para evitar o fechamento da Universidade do Paraná. A forma encontrada na época para driblar a lei e continuar funcionando foi desmembrar a Instituição em faculdades. Durante cerca de 30 anos buscou-se novamente a restauração da Universidade, realizada no início da década de 50, quando as faculdades foram reunidas e novamente formada a Universidade do Paraná. Para essa unificação foi fundamental o apoio da imprensa e da comunidade.

Pública

Restaurada a Universidade, a próxima batalha visou sua federalização. Na época o reitor Flávio Suplicy de Lacerda mobilizou as lideranças do Estado e, em 1950, a Universidade do Paraná tornava-se uma instituição pública e gratuita, adotando o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, que norteia as atividades da universidade em direção à sociedade e ao desenvolvimento da comunidade em que está inserida.

Após a federalização, deu-se uma fase de expansão da Universidade. A construção do HC em 1953, do Complexo da Reitoria em 1958 e do Centro Politécnico em 1961 comprova a consolidação da instituição.

Selo comemorativo

Para celebrar os 100 anos de fundação da UFPR, os Correios colocam em circulação um selo especial. A gravura reproduz, em tonalidades de cinza, a fachada do Prédio Histórico da Universidade, tendo à frente a Praça Santos Andrade.

O selo especial  criado por Ângelo José da Silva a partir de técnicas de fotografia com computação gráfica,  terá  tiragem de 300 mil exemplares, com valor facial de R$1,20 cada. As peças podem ser adquiridas na loja virtual, na Central de Vendas à Distância (centralvendas@correios.com.br) e nas agências dos Correios.


Fonte: Paraná Online






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299