.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1056

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


20/12/2012



Diretoria e Conselho da SBQ se reúnem para discutir programa de mestrado profissional para professores do ensino médio


A Diretoria e Conselho da SBQ se reuniram em 12/12/2012 para discutir, como pauta única, a proposta de criação de curso de mestrado profissionalizante voltado para professores do ensino médio. O principal objetivo desta discussão foi verificar a viabilidade da proposta de criação desta categoria de mestrado, que informalmente está sendo incentivada pela CAPES, principalmente levando em conta a existência de um projeto com estas características na Matemática (ProfMat), e a recente submissão de proposta similar na Física. Esta proposta é bastante diferenciada das apresentadas para cursos tradicionais de mestrado, uma vez que deve ser submetida (e coordenada) pela SBQ (assim como as propostas da Matemática e da Física foram submetidos pelas respectivas sociedades).

Durante um dia de intensa e frutífera discussão, vários pontos foram levantados. Embora foi consensual que uma proposta com estas características pode ser interessante e bastante promissora, ficou claro a carência de discussões mais fundamentadas e amplas, e que é fundamental a participação de diversos setores da nossa Sociedade – com destaque para a Divisão de Ensino de Química -, para que possamos encontrar um modelo que contemple as características regionais e as peculiaridades da nossa área. Além disso, considerou-se imperativo uma posição clara da CAPES sobre a real durabilidade do programa e interesse em que a SBQ coordene este processo – o que envolve, entre outras coisas, recursos financeiros. Como ações concretas, será solicitada uma audiência entre o Presidente da SBQ e o Presidente da CAPES, visando formalizar o possível interesse e sanar várias questões que ainda estão obscuras; e a manutenção da discussão ativa na D&C e em toda a comunidade durante o primeiro semestre de 2013.


Aldo José Gorgatti Zarbin
Secretário Geral da SBQ













SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299