20/12/2012
Lançado Inglês sem Fronteiras e anunciada nova forma de pagamento dos bolsistas do CsF
O programa Inglês sem Fronteiras foi lançado na manhã desta terça-feira, 18, em BrasÃlia pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Aos alunos com nÃvel mais avançado em lÃngua inglesa serão ofertados cursos presenciais, focado na excelência no aprendizado da lÃngua. Aos de nÃvel mais básico, a previsão inicial é que sejam distribuÃdas 100 mil senhas de acesso ao curso on-line de lÃngua inglesa, pelo Portal de Periódicos da Capes. "Esse é o melhor curso de lÃngua inglesa do mundo. Um curso que reconhece a voz, corrige a pronúncia e que é muito acessÃvel e de fácil utilização", explicou o ministro. Mercandante ressaltou ainda que as senhas serão ofertadas a estudantes de todas as áreas do conhecimento, não se atendo à s áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras (CsF).
Entre 2013 e 2014, a previsão é de que sejam realizados 500 mil testes de proficiência (Foto: Guilherme Feijó - ACS/Capes)
Entre 2013 e 2014, a previsão é de que sejam realizados 500 mil testes do Test of English as a Foreign Language (Toefl) - aplicados por instituições de educação superior certificadas – os quais servirão de subsÃdio à distribuição das senhas de acesso ao curso a distância, de acordo com o nÃvel de proficiência de cada aluno.
O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de NÃvel Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, presente na cerimônia, enfatizou a importância do curso on-line de lÃngua inglesa para o prosseguimento do CsF, futuramente, para a difusão da lÃngua a estudantes de outros nÃveis. "O objetivo do Inglês sem Fronteiras é qualificar os estudantes candidatos ao Ciência sem Fronteiras, mas queremos ir além disso e oferecer aos nossos jovens a condição de aprender a lÃngua inglesa desde o ensino fundamental", disse.
Para Guimarães, Inglês sem Fronteiras deve se estender a outros nÃveis de ensino (Foto: Guilherme Feijó - ACS/Capes)
Cartão
Durante a cerimônia foi apresentada ainda a nova forma de pagamento dos bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras: um cartão pré-pago do Banco do Brasil, que permite o pagamento da bolsa por meio do crédito na conta corrente no exterior. O novo sistema além de reduzir os custos do bolsista, elimina a necessidade de abertura de contas e pagamentos de tarifas em bancos.
"Este cartão é fruto de uma luta de 20 anos. É um avanço que beneficiará e facilitará a estadia dos estudantes no exterior", afirmou Guimarães. Na ocasião, foram entregues os primeiros cartões pré-pagos para 15 estudantes já selecionados pelo CsF.
Nova forma de pagamento reduzirá custos de bolsistas (Foto: Guilherme Feijó - ACS/Capes)
Para a estudante de Biomedicina, Maria Clara Camanho, o cartão trará mais tranquilidade durante a estadia no exterior. "Apoio a ideia do cartão e acho que com ele estaremos mais prevenidos em relação a problemas", explicou. Já para Gabriel Gonzaga Martins, aluno do curso de Engenharia da Computação, a nova forma de pagamento evitará preocupações. "O cartão traz segurança, será uma coisa a menos para nos preocuparmos", disse.
Os cartões pré-pagos do Banco do Brasil atenderão, em um primeiro momento, 20 mil bolsistas do Ciência sem Fronteiras e 10 mil estudantes de outros projetos da Capes e do Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico (CNPq).
Primeiros cartões são entregues a bolsistas do Ciência sem Fronteiras (Foto: Guilherme Feijó - ACS/Capes)
Também compareceram ao lançamento o ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antônio Raupp; o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), José Henrique Paim Fernandes; o vice-presidente do Banco do Brasil, César Borges; o presidente do CNPq, Glaucius Oliva; o secretário de educação superior do MEC, Amaro Henrique Pessoa Lins; O vice-presidente da Educational Testing Service, David Hunt; o presidente da CENGAGE Learning para América Latina, Fernando Valenzuela e o presidente do Conselho da Comissão Fulbright no Brasil, John Matel.
Fonte: ACS/Capes
|