.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1056

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


20/12/2012



Governo paulista anuncia terreno para Reator Multipropósito Brasileiro


No dia 14/12, o governo de São Paulo assinou declaração de utilidade pública de um terreno em Iperó, município do interior paulista, que vai abrigar o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB). Um dos principais projetos da área nuclear, o RMB faz parte de meta estratégica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e está alinhado com as políticas estabelecidas no Programa Nuclear Brasileiro (PNB).

Na cerimônia em que o governador Geraldo Alckmin anunciou o ato, estiveram presentes os prefeitos de Sorocaba e de Iperó, entre outras autoridades. O recém-nomeado superintendente do Ipen , José Carlos Bressiani, e o coordenador técnico do empreendimento, José Augusto Perrotta, participaram do evento, que também teve a participação do ex-superintendente do instituto Nilson Dias Vieira Junior, que por mais de quatro anos ocupou o posto e trabalhou junto com a coordenação do RMB pelo desenvolvimento do projeto.

Com o apoio do governo do estado, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen, autarquia do MCTI que gere o Ipen) é responsável pela implementação do RMB. Além de produzir radioisótopos utilizados na fabricação dos radiofármacos, fundamentais para diagnóstico e terapia de diversas doenças, o novo reator será importante para o teste de materiais. Permitirá ainda realizar pesquisas nas várias áreas de aplicação da tecnologia nuclear, como agricultura, conservação de alimentos, ciência de materiais, energia e meio ambiente, entre outras.

A área cedida, de 800 mil metros quadrados, se soma a 1,2 milhão de metros quadrados cedidos pela Marinha, totalizando os 2 milhões de metros quadrados que o RMB ocupará. Desse total, 600 mil metros quadrados são formados por área preservada.

Leia mais.


Fonte: Ascom do Ipen










SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299