.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1057

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


10/1/2013



Doutorado da Faculdade de Farmácia é aprovado pela Capes


No ano em que completa um século de sua fundação, a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense tem mais uma vitória para comemorar. No dia 19 de dezembro, a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, durante reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, a criação do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde (PPG-Caps).

O edital para formação da primeira turma do novo curso deverá ser divulgado em janeiro de 2013, com oferta de oito vagas para candidatos que tenham concluído mestrado em áreas afins. A previsão é que o processo seletivo ocorra em março e que as aulas tenham início em abril do próximo ano.

Iniciado em 2008, com a aprovação do curso de mestrado, o PPG-Caps já formou 32 mestres em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde. O objetivo do programa é oferecer aos alunos uma formação multidisciplinar que permita a atuação na pesquisa voltada à obtenção de novos produtos e ao monitoramento dos produtos já existentes, em especial, dos produtos farmacêuticos, alimentícios e correlatos.

Sob a coordenação da professora Kátia Gomes de Lima Araújo, e tendo como vice-coordenadora a professora Lenise Arneiro Teixeira, o PPG-Caps tem como área única de concentração "Pesquisa e monitoramento de produtos para saúde", que se divide nas seguintes linhas de pesquisa: "Desenvolvimento de Produtos para Saúde", "Monitoramento de Produtos para Saúde" e "Microbiologia Aplicada a Produtos para Saúde".

A conquista de mais uma modalidade "stricto sensu" vem ratificar a excelência do trabalho desenvolvido pelo corpo docente e discente da Faculdade de Farmácia da UFF. "A criação do curso de doutorado mostra que as altas autoridades da pós-graduação brasileira acreditaram no trabalho acadêmico realizado pela Faculdade de Farmácia da UFF, demonstrado, nos últimos anos, pela consolidação do curso de mestrado e agora com a aprovação do doutorado. Essa nova conquista comprova que a Faculdade de Farmácia atingiu a maturidade científica necessária para esse acontecimento, ou seja, a formação dos estudantes em todos os níveis da educação superior brasileira, desde a graduação até o doutorado", destacou o diretor da Faculdade de Farmácia, professor Wilson da Costa Santos.

Atualmente, a Faculdade de Farmácia oferece, ainda, os cursos de graduação em Farmácia, mestrado profissional em Administração e Gestão da Assistência Farmacêutica, Residência em Farmácia Hospitalar e especialização em Ciência dos Medicamentos e Alimentos.


Fonte: UFF Notícias






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299