.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1057

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


10/1/2013



Química Inorgânica ganha terreno na medicina


O número crescente de pesquisas em Química Inorgânica voltadas para aplicações em medicina, e o interesse que despertam na comunidade científica, tem levado os organizadores da 36ª Reunião Anual da SBQ a valorizar esse tema na programação do encontro. Assim, em 2013, a Divisão de Química Inorgânica da SBQ decidiu explorar três vertentes que pretendem estimular os participantes a se engajar na busca por novas fronteiras nesse campo.

Um deles é a conferência de Ana Maria da Costa Ferreira, do IQ da USP, "Da Bioinorgânica à Química Medicinal – Estratégias e Perspectivas da Química do Cobre". Ela lembra no resumo de sua apresentação que no período recente "diversos grupos têm se dedicado ao planejamento e desenvolvimento de metalofármacos baseados em cobre. "Hoje, parte desse esforço destina-se a alcançar "boa atividade farmacológica, identificar possíveis alvos e maior seletividade, além de evitar efeitos colaterais indesejáveis. O objetivo é identificar atividades antitumorais, antiparasitárias e inibitórias frente a enzimas-chaves de complexos de cobre, trabalho a que vem se dedicando o grupo de pesquisa de Ana Maria Costa.

David Anderson Wink, do Instituto Nacional do Câncer, dos Estados Unidos, é também convidado da Divisão de Química Inorgânica como conferencista da Reunião Anual. Ele vai falar sobre o óxido nítrico (NO) no desenvolvimento de tumores de câncer de mama. David Wink trabalha há vários anos no tema e suas pesquisas têm concluído que essa pequena molécula apresenta atuação decisiva na evolução de diversos tipos de câncer. O conhecimento detalhado do processo nos vários estágios de formação do tumor é elemento de importante para o entender o aparecimento do câncer e contribui para a elaboração de estratégias de tratamento.

O workshop Química Inorgânica Medicinal vai reunir cinco pesquisadores (entre eles David Wink), cujos trabalhos e debates permitirão aos participantes montar um painel com os principais desafios e realizações da área. São eles: Roberto Santana da Silva (FFCLRP-USP), Antonio Cláudio Tedesco (FFCLRP-USP), Victor Marcelo Deflon (IQSC-USP), David Wink (NIH-USA) e Letícia Regina Teixeira de Sousa (UFMG).


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)








SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299