10/1/2013
QuÃmica Inorgânica ganha terreno na medicina
O número crescente de pesquisas em QuÃmica Inorgânica voltadas para aplicações em medicina, e o interesse que despertam na comunidade cientÃfica, tem levado os organizadores da 36ª Reunião Anual da SBQ a valorizar esse tema na programação do encontro. Assim, em 2013, a Divisão de QuÃmica Inorgânica da SBQ decidiu explorar três vertentes que pretendem estimular os participantes a se engajar na busca por novas fronteiras nesse campo.
Um deles é a conferência de Ana Maria da Costa Ferreira, do IQ da USP, "Da Bioinorgânica à QuÃmica Medicinal – Estratégias e Perspectivas da QuÃmica do Cobre". Ela lembra no resumo de sua apresentação que no perÃodo recente "diversos grupos têm se dedicado ao planejamento e desenvolvimento de metalofármacos baseados em cobre. "Hoje, parte desse esforço destina-se a alcançar "boa atividade farmacológica, identificar possÃveis alvos e maior seletividade, além de evitar efeitos colaterais indesejáveis. O objetivo é identificar atividades antitumorais, antiparasitárias e inibitórias frente a enzimas-chaves de complexos de cobre, trabalho a que vem se dedicando o grupo de pesquisa de Ana Maria Costa.
David Anderson Wink, do Instituto Nacional do Câncer, dos Estados Unidos, é também convidado da Divisão de QuÃmica Inorgânica como conferencista da Reunião Anual. Ele vai falar sobre o óxido nÃtrico (NO) no desenvolvimento de tumores de câncer de mama. David Wink trabalha há vários anos no tema e suas pesquisas têm concluÃdo que essa pequena molécula apresenta atuação decisiva na evolução de diversos tipos de câncer. O conhecimento detalhado do processo nos vários estágios de formação do tumor é elemento de importante para o entender o aparecimento do câncer e contribui para a elaboração de estratégias de tratamento.
O workshop QuÃmica Inorgânica Medicinal vai reunir cinco pesquisadores (entre eles David Wink), cujos trabalhos e debates permitirão aos participantes montar um painel com os principais desafios e realizações da área. São eles: Roberto Santana da Silva (FFCLRP-USP), Antonio Cláudio Tedesco (FFCLRP-USP), Victor Marcelo Deflon (IQSC-USP), David Wink (NIH-USA) e LetÃcia Regina Teixeira de Sousa (UFMG).
Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|