17/1/2013
NOTA DE FALECIMENTO
Fernando Carazza
É com grande pesar que comunicamos o falecimento, ocorrido no dia 15/01, do Professor Fernando Carazza do Departamento de QuÃmica da UFMG. O Prof. Carazza filiou-se à SBQ em 1980 e era o nosso sócio efetivo de número 716.
Abaixo reproduzimos um texto da sua colega de Departamento, Professora Dorila Piló Veloso.
Fernando foi Professor e Pesquisador, Coordenador do nosso Programa de Pós-Graduação em QuÃmica, Sub-chefe e Chefe do Departamento de QuÃmica.
Depois de sua aposentadoria continuou entre nós colaborando como professor voluntário.
Como um dos frutos de nosso trabalho no Diagnóstico da QuÃmica em Minas Gerais, abraçou sem temor o desafio de desenvolver um projeto no campo da CarboquÃmica, iniciando pesquisas na QuÃmica da Madeira, área da qual foi um dos pioneiros em Minas Gerais. Assim, inaugurou uma parceria com a ACESITA, atividade inédita à época, quando se tinha muito pouca experiência na concretização de projetos tecnológicos e de cooperações universidade-empresa.
Fernando era dos mais entusiasmados e ativos professores com quem convivi.
Tinha uma grande paixão pelo que fazia e sempre afirmava que se sentia completamente realizado com a profissão que escolhera, com o trabalho que realizava e tinha muito orgulho de ser professor da UFMG!
Enfrentou no último ano a doença que o surpreendeu com a mesma coragem e determinação com que enfrentava os desafios da Pesquisa, da Academia e da vida empresarial. Morreu com viveu: aguerrido e combativo. Sua atitude na adversidade foi exemplar.
Diz a genética que "cada pessoa é uma aventura única". Isso me vem à mente ao me relembrar deste ex-aluno, grande amigo e colega.
Fonte: Dorila Piló Veloso (UFMG)
|