.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1059

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


24/1/2013



Maior observatório de radiações gama terá participação brasileira


Envolvendo em torno de mil pesquisadores de 28 países e um investimento de cerca de € 300 milhões até 2017, quando está previsto entrar em operação, o Observatório Cherenkov, o maior do mundo para estudo de radiações de altas energias, terá participação brasileira. Grupos de pesquisa de universidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), trabalharão no aprimoramento dos instrumentos usados nos seus telescópios, bem como na análise dos dados observados.

Com 100 telescópios distribuídos nos dois hemisférios, em locais a serem definidas até o final deste ano, o Cherenkov será dedicado ao estudo de fenômenos celestes que emitem radiação gama de alta energia. Deve ajudar a desvendar grandes mistérios da física de partículas e da astrofísica, tais como a origem dos raios cósmicos e a natureza da matéria escura, avalia um dos pesquisadores do CBPF envolvidos no projeto, Ronald Shellard.

Shellard, que também preside a organização da 33ª Conferência Internacional de Raios Cósmicos (ICRC 2013, na sigla em inglês) da União Internacional de Física Pura e Aplicada (Iupap, em inglês), acrescenta que o projeto do Cherenkov será apresentado para cerca de mil especialistas, durante a conferência, no Rio de Janeiro, em julho. Na ocasião será discutida a importância e a contribuição do observatório para o futuro das pesquisas sobre radiações cósmicas e para o entendimento da formação e da evolução do Universo.

Pelo Brasil, ao lado da unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), participarão do observatório as universidades de São Paulo (USP, campi da capital e de São Carlos), Federal de São Carlos (Ufscar), Federal do ABC (UFABC) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Fonte: Ascom do CBPF













SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299