.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1059

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


24/1/2013



36ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA
Química sem Fronteiras


Faltam 10 dias para o término da submissão de resumos para a 36ª Reunião Anual da SBQ


Prezados colegas,

Faltando 10 dias para o término da submissão de resumos para nossa 36ª Reunião Anual (RASBQ), gostaria de atualizar algumas informações relativas à programação e à logística da RASBQ. Em primeiro lugar, tenho a grata satisfação de confirmar a presença dos presidentes da American Chemical Society, Marinda Wu; da Royal Society of Chemistry, Lesley Yellowlees; e da Federacion Latinoamericana de Química, Cecilia Anaya, que irão ministrar conferências na RASBQ e ainda participarão, juntamente com nosso presidente, Prof. Vitor Ferreira, de uma Sessão Especial para discutir o futuro e as perspectivas da Química em um mundo sem fronteiras!

Além da presença das presidentas da ACS, RSC e FLAQ, teremos ainda quinze conferências plenárias, com pesquisadores renomados do Brasil, de Portugal, França, Argentina, Dinamarca, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos, abordando os mais diversos aspectos da Química. Alguns destaques da programação vêm sendo divulgados nas edições semanais do nosso Boletim Eletrônico.

Um simpósio para discutir o tema central da RASBQ, "Química sem Fronteiras", será realizado na manhã do dia 27/05, com a valiosa participação dos Profs. Jailson Andrade (UFBA), Oswaldo Alves (UNICAMP), Rochel Lago (UFMG), Adriando Monteiro (UFRGS) e Maria Vargas (UFF). Esta é uma atividade de grande importância, onde pesquisadores com experiências, formações e atuações diferenciadas irão abordar diferentes aspectos relacionados ao tema, com a participação dos presentes na forma de debate.

Com relação aos trabalhos submetidos, teremos três sessões de apresentação de painéis, com 3h de duração cada uma; além disso, teremos um grande espaço na grade de programação para as sessões coordenadas de cada divisão, com algumas novidades em relação às reuniões anteriores: o tempo total de todas as sessões coordenadas aumentou, e as divisões com maior número de trabalhos submetidos terão duas sessões coordenadas. Estas duas iniciativas irão aumentar significativamente o número de resumos submetidos que serão escolhidos para apresentações orais!

A conferência de abertura da SBQ será ministrada pelo Prof. Glaucius Oliva. O Prof. Glaucius é Coordenador do Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural, um dos centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CBME/CEPID) da FAPESP, e foi o Coordenador do Instituto Nacional de C&T de Biotecnologia Estrutural e Química Medicinal em Doenças Infecciosas do MCT, Ministério da Saúde e FAPESP (INBEQMeDI/INCT). É pesquisador 1A do CNPq, membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e atualmente é Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Aqueles que conhecem o prof. Glaucius sabem do fascínio que suas palestras sempre causam na plateia, fruto da mistura entre a excelência científica do seu trabalho e a grande facilidade de comunicação que lhe é peculiar. Com certeza teremos, como de tradição, uma grandiosa conferência de abertura!

A programação da RASBQ contará ainda com três sessões temáticas interdivisionais (a catálise como ferramenta na síntese orgânica; materiais híbridos multifuncionais: desafios da nanociência e nanotecnologia para a próxima década; pesquisa translacional no desenvolvimento de fármacos e medicamentos); 12 minicursos, assembleias divisionais, assembleias regionais, a assembleia final, lançamento de livros, conferências de empresas, uma sessão de homenagens e sessão de lançamento de livros e dez workshops durante o dia 25/5. Estamos ainda programando atividades de extensão para docentes e alunos da rede pública de Águas de Lindoia e região, marcando uma contribuição local importante (além da óbvia contribuição econômico/financeira) da RASBQ.

Um aspecto não menos relevante diz respeito às atividades sociais. Além das já tradicionais festas de abertura (na noite de 25/5) e coquetel de encerramento (em 28/05), teremos ainda uma grande festa da 36ª. RASBQ na noite de 27/05. Estamos finalizando os detalhes desta festa, que certamente será uma grande surpresa a todos. Em breve serão divulgados os detalhes!

Finalizando, gostaria de lembrar que as taxas de ocupação dos hotéis em Águas de Lindóia para a 36ª. RASBQ em 2013 foram negociadas e mantidas nos mesmos patamares aplicados em 2012 (e com redução na tarifa de apartamentos singles). Somado à possibilidade de pagamento de taxa de inscrição sem reajuste, e da nova modalidade de inscrição plena, podemos anunciar com satisfação que os custos para o congressista, em 2013, poderão ser mantidos (ou em alguns casos até reduzidos) os mesmos dos realizados em 2012.

A inscrição para o evento pode ser realizada via sítio eletrônico da RASBQ. O prazo final para submissão de resumos é dia 03/02/2013.

A comissão organizadora da 36ª. RASBQ está trabalhando para a realização de um evento grandioso em 2013! Espero que possamos nos encontrar em Águas de Lindóia, neste que é, sem dúvida, o maior evento da comunidade química da América Latina!

Abraços, e até Águas de Lindoia,

Aldo Zarbin
Secretário Geral da SBQ e
Presidente da Comissão Organizadora da 36ª RASBQ






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299