.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1060

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


31/1/2013



36ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA
Química sem Fronteiras


Workshop mostrará as várias frentes de pesquisa com a espectroscopia


Seis técnicas de caracterização de materiais, com base na espectroscopia, serão apresentadas por seis especialistas das áreas de eletroquímica, fotoquímica, química de materiais e físico-química. Oportunidade pouco frequente para estudantes tomarem contato com a soma desses conhecimentos em um único evento. O workshop "Recentes avanços da espectroscopia na caracterização de materiais e sistemas" que acontecerá durante a 36ª Reunião Anual da SBQ, vai reunir pesquisadores de diferentes linhas de trabalho e instituições.

A proposta do encontro é mostrar aos participantes as várias possibilidades de aplicação dessas técnicas ( infravermelho in situ, Raman, espalhamento de luz estático dinâmico, SERS, ressonância magnética nuclear, principalmente de sólidos, e luminescência) e seu alcance. "A ideia é que os apresentadores abordem alguns dos conceitos teóricos das técnicas e tratem das inúmeras possibilidades dos campos de aplicação, não somente nas linhas de trabalho específicas de cada um, mas de forma ampla", explica Lucia Helena Mascaro (UFSCar), coordenadora do encontro e diretora da Divisão de Eletroquímica da SBQ.

Essa abordagem deve propiciar aos assistentes a capacidade de identificar os recursos mais adequados, ou complementares, de cada tecnologia, para explorá-los de acordo com o interesse, independente da área ou material pesquisado, polimérico, cerâmico ou eletrônico.

Hoje, lembra Mascaro, graças à interação dos grupos de pesquisa é possível ter acesso a inúmeras técnicas e avançar no trabalho científico de caracterização. É necessário, entretanto, o conhecimento cada vez mais amplo sobre os recursos desses equipamentos e suas potencialidades. Oss pesquisadores que participarão do workshop são: Maurício da Silva Baptista (IQUSP), Gustavo Fernandes S. Andrade (ICE-UFJF), Giuseppe Abíola Câmara da Silva (UFMS), Hellmut Eckert (IFSC-USP), Marian Rosaly Davolos (IQAR-UNESP), Celly Mieko Shinohara Izumi (UFSCar).


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299