.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1060

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


31/1/2013



36ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA
Química sem Fronteiras


Conferência: os últimos avanços da simulação computacional no campo dos supercapacitores


Um grande desafio para a pesquisa de fontes renováveis de energia é criar sistemas de armazenamento leves e de baixo custo, que se mostrem viáveis na comparação com os recursos energéticos tradicionais. Capacitores eletromecânicos de camada elétrica dupla (supercapacitores) são candidatos a lugar de destaque nesse cenário. Os avanços e as limitações ainda existentes para que eles alcancem um novo patamar de desempenho serão o tema da conferência de Mathieu Salanne, da Université Pierre et Marie Curie, de Paris, que acontecerá durante a 36ª Reunião Anual da SBQ.

O trabalho de Mathieu Salanne tem entre seus objetos de estudo os líquidos iônicos e suas propriedades, que são adequadas à construção de células destinadas ao armazenamento de energia. O que torna essa pesquisa particularmente valiosa do ponto de vista científico é sua amplitude, explica o diretor da Divisão de Físico-Química da SBQ, Paulo Netz (UFRGS).

No plano experimental, a pesquisa ligada aos líquidos iônicos e supercapacitores busca desvendar processos que permitam passar das condições de laboratório para as necessidades de aplicação industrial. Ao mesmo tempo, o campo de interesse de Salanne está também no trabalho teórico, com o desenvolvimento de modelos computacionais que desvendem as características físico-químicas dos líquidos iônicos. Esse esforço é interdisciplinar, envolvendo a físico-química, química de materiais e eletroquímica, observa. E não pode ser feito sem a colaboração de outros pesquisadores, o que levou Salanne a estabelecer uma rede de parceiros internacionais, entre os quais cientistas brasileiros.

Termodinâmica – A Divisão de Físico-Química escolheu como tema de seu minicurso para a 36ª Reunião Anual "A termodinâmica de não-equilíbrio", conteúdo de formação complementar destinado a graduandos e pós-graduandos. "É um problema conceitual extremamente importante", observa o diretor da Divisão. Discute a termodinâmica como "uma teoria incompleta pois ela descreve os processos que ocorrem na natureza, mas privilegia a noção idealizada de equilíbrio e prescinde da variável tempo".


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299