.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1061

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


7/2/2013



36ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA
Química sem Fronteiras


Químicos empreendedores, qual o segredo do sucesso?



Dominar a linguagem dos investidores para captar recursos e alavancar um projeto iniciante é requisito básico para aspirantes a empreendedores. Assim como assimilar os conhecimentos de gestão que evitam erros e encurtam o caminho para viabilizar a empresa nascente. Falar sobre essas questões é a proposta do minicurso "Químicos empreendedores: profissionais de sucesso criando empresas de tecnologia em química" que será apresentado na 36ª Reunião Anual da SBQ.

O minicurso será conduzido por Rochel Montero Lago e Aluir Dias Purceno. Além de serem da UFMG e de pertencerem ao espaço da pesquisa acadêmica, eles têm em comum outras características: criaram empresas próprias e atuam como coordenadores no já premiado trabalho na incubadora da Universidade Federal de Minas Gerais.

Incorporar a visão do ambiente empresarial é importante para estudantes e pesquisadores, mesmo que não tenham o propósito de abrir empresas, lembra Rochel Lago. O minicurso pretende, visando esse público, estimular e desenvolver atitudes empreendedoras que sejam úteis para a vida profissional dos participantes.

O encontro vai mostrar, com o auxílio de dinâmicas de grupo, as principais exigências para quem se propõe a ingressar no mercado de tecnologia e quer transformar ideias em projetos empresariais. Entre esses conteúdos está o conhecimento das normas de propriedade intelectual e o registro de patentes, explica. Está também a relação entre as startups e os investidores, de onde virá o capital necessário à sustentação e evolução do negócio.

Ele nota que a captação de recursos é um aspecto essencial, e, em geral, pesquisadores da universidade não estão familiarizados com a linguagem e a visão dos investidores, ou com a elaboração de projetos que atendam a esse diálogo. Hoje, constata, é possível dizer que dentre os diferentes grupos investidores no Brasil, existe dinheiro ainda não utilizado por falta de candidatos capacitados a formular projetos corretamente.

"Vamos procurar compartilhar experiências específicas, casos concretos de empresas nascentes, inclusive na área de química, que ilustram as dificuldades e habilidades necessárias aos novos empreendedores", explica o professor da UFMG.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299