14/2/2013
MCTI e MEC vão desenvolver programa de incentivo a biotecnologia
A presidente da República, Dilma Rousseff, pediu ao MCTI e ao Ministério da Educação (MEC) uma proposta para a criação de um programa destinado a incentivar pesquisa e desenvolvimento (P&D) na área de biotecnologia. Dilma se reuniu, no último dia 6, com o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT).
|
Foi incumbido ao MCTI e MEC também a criação de núcleos de inovação associados a institutos de ensino e pesquisa. Foto: Marcos Sacramento/USP Imagens |
De acordo com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o governo federal pretende investir e equipar o sistema federal de ensino para o fortalecimento da pesquisa. "Não faltará dinheiro para essas prioridades", afirmou Raupp, após a reunião do CCT.
"A presidente pediu também esforço para expandir as universidades. Para que o aprendizado não seja efetuado apenas à base de giz e discurso teórico, nós devemos prover laboratórios como infraestrutura básica para todo esse processo. Isso todos nós defendemos, assim como a comunidade cientÃfica", disse.
Foi incumbido ao MCTI e MEC a ampliação da pesquisa cientÃfica e a criação de núcleos de inovação associados aos institutos de ensino e pesquisa. "Isso para que eles tenham capacidade de dialogar com as problemáticas das várias regiões e contribuam diretamente para a implementação da cultura de inovação no paÃs. Sendo assim, são necessários laboratórios. Não resolveremos essa questão apenas com sala de aula", ressaltou.
Para potencializar a rede de pesquisa já existente no paÃs, foi mencionada a necessidade de que ela seja transformada em multiuso e aberta. O titular do MCTI citou como exemplo o setor de radiofármacos, que seria contemplado pela interação entre pesquisadores e a utilização de infraestrutura conjunta.
Fonte: Agência Gestão CT&I de NotÃcias com informações do MCTI
|