.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1063

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


21/2/2013



36ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA
Química sem Fronteiras


Catálise e eletroquímica convergem na pesquisa de ponta



Nos anos recentes uma inovadora linha de trabalho vem se delineando para os pesquisadores que atuam no campo da catálise. Trata-se de utilizar ferramentas da eletroquímica na busca de processos mais eficientes para a preparação de catalisadores. O trabalho tem como expectativa aperfeiçoar inúmeras aplicações em áreas como a de células a combustível ou em tecnologias industriais que favoreçam o meio ambiente. Assim, a Divisão de Catálise da SBQ programou para a 36ª Reunião Anual uma conferência plenária e um workshop que vão abordar o tema.

O conferencista é Roberto Fernando de Souza (UFRGS), pesquisador que traz em seu histórico ampla experiência no estudo de processos catalíticos, é ex-presidente da Sociedade Brasileira de Catálise e, mais recentemente, voltou sua atenção para a eletroquímica. Ele vai falar sobre "Alternativas para o desenvolvimento energético: uso de líquidos iônicos na produção de hidrogênio e em células a combustível". Onde se destacam duas linhas de abordagem: a produção de hidrogênio de maneira limpa e eficiente, oferecendo uma alternativa ao uso de combustíveis fósseis e a utilização do hidrogênio como componente energético, com destaque para o uso de célula a combustível.

Workshop "Queremos ampliar a discussão sobre diferentes aspectos, chamando a atenção de estudantes e pesquisadores para as oportunidades que se abrem na área de conversão eletrocatalítica, na geração de energia e produção de materiais", afirma o diretor da Divisão de Catálise Paulo Anselmo Suarez (UnB), responsável pela coordenação do workshop em conjunto com Mário Roberto Meneghetti (UFAL).

Para isso foram convidados cinco palestrantes (entre eles o conferencista Roberto de Souza) a quem caberá a tarefa de falar sobre a nova tendência a partir de suas linhas de pesquisa. Os participantes são Giovanna Machado, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), Fábio Henrique Barros Lima (USP-IQSC), José Joaquín Linares León (UnB) e Carlos Alberto Martinez Huitle (UFRN).


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299