.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1063

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


21/2/2013



Sai registro de 1º remédio biológico 100% nacional


A Anvisa autorizou a fabricação do medicamento por empresa privada em parceria com os laboratórios públicos Instituto Vital Brasil e Biomanguinhos

O Etanercepte, que trata de artrite reumatoide e outras doenças crônicas que afetam as articulações, será fabricado pela Bionovis em parceria com os laboratórios públicos Instituto Vital Brasil e Biomanguinhos. A empresa é uma joint venture formada pelas farmacêuticas Hypermarcas, EMS, Aché e União Química.

O produto brasileiro deverá custar 50% menos que o importado em cinco anos, segundo o Ministério da Saúde. Esse é o período de vigência da parceria a partir da oferta do medicamento.

A expectativa do Ministério da Saúde --um dos únicos compradores do remédio-- é economizar R$ 726 milhões no período. Hoje o medicamento é oferecido a 16.431 pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

A produção deve começar entre 12 e 18 meses. A expectativa é que o remédio esteja pronto para a comercialização em 2016.

Até lá, serão investidos R$ 30 milhões em estudos clínicos, segundo Odnir Finotti, presidente da Bionovis.

"É um produto de saúde pública. [A concessão do registro] é importante por criar um mecanismo para liberação mais rápida desses produtos", afirma. O local onde será instalada a fábrica em que o remédio será produzido ainda não foi definido.


Fonte: Folha de São Paulo














SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299