.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1064

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


28/2/2013



CNPq e Capes debatem Ciência sem Fronteiras na FEBRABAN


O Programa "Ciência Sem Fronteiras" foi tema do 30ª Café com Sustentabilidade – um evento promovido desde 2007 pela Febraban para debater temas socioeconômicos –, que aconteceu na manhã de sexta-feira (22/02), na sede da entidade em São Paulo. Os palestrantes do encontro foram Glaucius Oliva, presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Jorge Almeida Guimarães, presidente da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior).

A palestra do Presidente do CNPq, Glaucius Oliva, enfatizou a importância do investimento em pesquisa e tecnologia para o desenvolvimento de uma nação e citou a Embrapa, a Petrobras e a Embraer como exemplos de empresas que hoje colhem os frutos dessa iniciativa, alcançando o posto de liderança nos setores em que atuam. Para Oliva, "o conhecimento agregado é um pilar decisivo na consolidação de um Brasil que tem como meta a erradicação da pobreza".

Até janeiro de 2013, o "Ciência Sem Fronteiras" já ofereceu 22.646 bolsas de graduação e pós-graduação em 16 diferentes países, em renomadas universidades como o MIT (Massaschusetts Institute of Technology), que atualmente abriga 38 estudantes brasileiros.

Nas próximas semanas, o portal do "Ciência Sem Fronteiras" vai contar com o chamado "Painel de Dados" para aprimorar o acompanhamento de todas as bolsas pagas pelo programa do Governo Federal. Com isso, qualquer pessoa poderá pesquisar, a partir de uma base de dados atualizada, informações como: a relação de bolsas concedidas por Estado brasileiro e quais áreas de conhecimento (biologia, engenharia, energia nuclear, agricultura etc.) receberam maior número de bolsas, além dos países e as universidades que abrigam mais estudantes.

"Realizamos esse encontro para mostrar aos representantes das instituições financeiras as diversas oportunidades existentes no 'Ciência Sem Fronteiras' para a formação de jovens talentos no médio e longo prazo", afirma o diretor de Relações Institucionais da Febraban, Mario Sergio Vasconcelos.

Após o evento, a Febraban e representantes da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais); da BM&FBovespa (Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros); da Cetip S/A – Mercados Organizados; da Cip (Câmara Interbancária de Pagamentos) e da companhia Redecard formalizaram seus respectivos instrumentos de doação com as agências governamentais. A Febraban e as entidades do setor financeiro contribuirão com 6.500 bolsas para o programa Ciência sem Fronteiras totalizando um investimento de U$S 180,8 milhões, dos quais U$S 18 milhões já foram aportados em 2012.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq (Com informações da FEBRABAN)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299