.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1065

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


7/3/2013



Unicamp inaugura LaCTAD


A Unicamp inaugurou no dia 1º de março, o seu Laboratório Central de Tecnologias de Alto Desempenho (LaCTAD), unidade multiusuário concebida nos moldes das facilities existentes no exterior. Dotado de equipamentos de última geração e contando com recursos humanos especializados, o LaCTAD colocará à disposição dos pesquisadores, tanto da Universidade quanto de fora dela, tecnologias de alto desempenho nas áreas de Genômica, Bioinformática, Proteômica e Biologia Celular. O parque instrumental disponível no laboratório, que exigiu investimentos da ordem de R$ 5,5 milhões, foi adquirido com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A contrapartida da Unicamp foi a construção do prédio e a contratação e pessoal.

Antes mesmo da entrega das instalações físicas, os equipamentos que compõem o LaCTAD já vinham operando e prestando serviços aos pesquisadores, como conta o titular da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), à qual o laboratório está vinculado, professor Ronaldo Aloise Pilli. "Nós submetemos a proposta do LaCTAD ao edital do Programa de Equipamentos Multiusuários da Fapesp em 2009. Em 2010, ela foi aprovada e, no ano seguinte, já iniciamos a oferta de serviços, com as tecnologias instaladas provisoriamente nas unidades de ensino e pesquisa. Agora, vamos reuni-las num único local. Esse conceito é comum fora do Brasil, mas aqui ele ainda é recente. O objetivo do laboratório é apoiar as pesquisas em áreas estratégicas das ciências da vida, tendo por princípios a otimização do uso dos equipamentos e a racionalização dos custos", explica.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, as informações sobre os serviços prestados pelo LaCTAD podem ser obtidas por meio do site do laboratório, neste endereço: http://www.lactad.unicamp.br. Pedidos de orçamento e agendamentos também podem ser feitos via web. "Os custos das análises cobrirão somente as despesas correntes, como insumos e manutenção dos equipamentos. É importante reforçar que o instrumental do laboratório estará à disposição de qualquer pesquisador do país, conforme determina os critérios estabelecidos pela Fapesp. Esse aspecto é fundamental, pois estamos falando de tecnologias muito caras e de alto desempenho. Atualmente, todos os estudos relevantes nas áreas de atuação do laboratório utilizam essas análises", afirma.

O instrumental, prossegue Pilli, tem capacidade para prover inúmeros procedimentos, tais como análise de sequenciamento de DNA e RNA, montagem de genomas, análise de microscopia confocal e purificação de proteínas, entre outros. "Nenhum grupo de pesquisa isolado conseguiria manter atualizado um parque de equipamentos com essa capacidade, daí a importância de uma unidade como o LaCTAD", diz o pró-reitor de Pesquisa. De acordo com ele, a criação do laboratório contou com o apoio do Instituto de Biologia (IB), Instituto de Química (IQ), Instituto de Computação (IC), Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e Hemocentro. Além disso, o LaCTAD dispõe de um Conselho Científico de Administração formado por especialistas da Unicamp, que respondem pela supervisão geral das atividades do laboratório. São eles que estabelecem diretrizes e metas, por exemplo.

Pilli destaca, ainda, que além de apoiar a pesquisa em áreas estratégicas, o laboratório também tem por finalidade formar recursos humanos qualificados, especialmente na área de Bioinformática. O dirigente esclarece que esse segmento experimentou um grande avanço nos últimos anos, mas no Brasil criou-se um gargalo em relação à formação de pessoal capacitado para trabalhar com a análise dos dados gerados pela informática. "Todo semestre, nós estamos oferecendo aos estudantes da Unicamp e também de outras instituições um curso nessa área. Criamos uma turma de 30 alunos. Os que apresentam melhor desempenho têm a oportunidade de obter uma bolsa de aperfeiçoamento técnico para atuar no próprio LaCTAD".

No próximo mês de maio, adianta o pró-reitor de Pesquisa, o laboratório promoverá, também com o apoio da Fapesp, um workshop internacional que trará renomados especialistas de vários países. Eles tratarão de diferentes temas relacionados com as áreas de atuação da unidade. "Penso que esse evento será um marco inicial importante das atividades do LaCTAD", considera. A cerimônia de inauguração do laboratório, nesta sexta-feira, contará com a presença do reitor Fernando Ferreira Costa e do diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz.


Fonte: Agência Brasil







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299