14/3/2013
Fármacos: FAPERJ dá inÃcio a seu ciclo de seminários
A pesquisa necessária ao desenvolvimento de um fármaco inovador é uma das atividades cientÃficas de maior risco, que exige vultosos investimentos. São várias etapas, desde a descoberta do princÃpio ativo até a chegada do medicamento à s prateleiras da farmácia. Para discutir os gargalos que interferem no desenvolvimento de um fármaco inovador, a FAPERJ está promovendo o seminário "Como avançar na cadeia de fármacos inovadores", que acontece na terça-feira, 19 de março, no auditório da Academia Brasileira de Ciências (ABC - Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar, Centro), das 9h à s 17h.
O evento, que terá duas mesas redondas, contará com a participação de Gustavo Reis Ferreira, secretário de Ciência e Tecnologia do estado, que estará presente à abertura do seminário, ao lado do presidente da Fundação, Ruy Garcia Marques. A primeira mesa redonda terá inÃcio logo depois, com a participação de Antonio Paes de Carvalho, da Extracta Moléculas Naturais; Dyeison Antonow, gerente geral da Redefac, do Inca; de Eliezer Lacerda de Jesus Barreiro, professor da Faculdade de Farmácia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Marcos Soalheiro, diretor de Desenvolvimento da Nortec QuÃmica. O assessor da diretoria cientÃfica e presidente da SBQ, Prof. Vitor F. Ferreira, será o moderador. A segunda mesa redonda, programada para as 14h, contará com Hayne Felipe da Silva, diretor de Farmanguinhos, Fiocruz; Antonio Joaquim Werneck de Castro, presidente do Instituto Vital Brasil; Pedro Palmeira, representante do BNDEs e da Defarma; e Carlos Fernando Gross, do Laboratório Gross. O moderador será o diretor cientÃfico da Fundação, Jerson Lima Silva.
O seminário de fármacos será o primeiro de uma série de eventos programados para acontecer ao longo do ano, comoInternacionalização da FAPERJ, em abril; Propriedade Intelectual e Patentes, em maio; Ética em Pesquisa, no inÃcio de junho; Divulgação CientÃfica, no final de junho; Potencial Tecnológico do Estado do Rio de Janeiro, em agosto; Por um Rio Saudável (sustentabilidade, esportes, transportes etc.), em setembro; e Energias Alternativas Renováveis, em outubro.
Mais informações
Fonte: FAPERJ
|