.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1067

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


21/3/2013



Brasil e Canadá fazem avaliação parcial de cooperação modelo


Foto: Augusto Coelho/Ascom do MCTI

Em reunião nesta terça-feira (19), realizada no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), as delegações de Brasil e Canadá fizeram uma avaliação parcial do Acordo-Quadro assinado em 2010, que rege a cooperação técnica no setor de ciência, tecnologia e inovação dos dois países. Entre os temas discutidos, os programas Inova Empresa e Ciência sem Fronteiras (CsF), o Instituto Nacional de Pesquisas sobre os Oceanos (Inpo) e a parceria institucional na área de nanotecnologia foram destaque.

Segundo o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped/MCTI), Carlos Nobre, a parceria existente é considerada referência neste setor dentro do governo brasileiro. "Concordo com o Embaixador Benedito Fonseca Filho [do Ministério de Relações Exteriores (MRE)] quando ele diz que esta é uma cooperação modelo para nós. O Canadá contribui ativamente em nossos projetos conjuntos e é um dos países que certamente podemos contar para o desenvolvimento tecnológico nacional", ressaltou.

O secretário foi responsável por presidir a reunião. Nela, as duas delegações fizeram uma avaliação positiva dos projetos em andamento entre as duas nações. "O workshop de nanotecnologia realizado em dezembro foi muito produtivo. A perspectiva é a melhor possível para o próximo", destacou o secretário, mencionando a segunda edição do evento, prevista para 16 e 17 de maio deste ano, no Instituto para Nanotecnologia de Waterloo (WIN, na sigla em inglês), localizado na província de Ontário, no Canadá.

Sobre o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), o diretor de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Manoel Barral, relatou que a experiência dos estudantes brasileiros no país de idioma anglo-saxônico tem sido muito boa. "No total, temos 1.837 bolsas concedidas para o Canadá, nas áreas prioritárias do programa, incluindo 821 para as profissionais ligadas a engenharia", informou. "Na avaliação conjunta, os alunos do CsF estão tendo um desempenho excelente nos projetos em que estão envolvidos".

Entre as 1.837 bolsas concedidas do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) para o Canadá, 1.607 são referentes a modalidade graduação sanduíche, 99 são de pós-doutorado, 90 de doutorado sanduíche e 44 de doutorado. As áreas que enviam mais estudantes para o intercâmbio no país, além de engenharia, são biologia, ciências biomédicas e da saúde (317) e computação e tecnologias da comunicação e informação-TIC (163).

A vice-ministra do Conselho Privado do Canadá, equivalente à Casa Civil da Presidência da República, enfatizou "que o Brasil está entre as quatro nações do mundo que mantém em constante evolução, a cooperação com seu país, voltada para o setor de ciência, tecnologia e inovação". A ampliação dos temas que abrangem a parceria também foi discutida. Nobre apresentou para a vice-ministra, detalhes do Plano Inova Empresa, com foco na criação da Embrapii e o objetivo do governo em promover a inovação em território nacional. A possível colaboração do Canadá na criação do Inpo também foi citada.


Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299