21/3/2013
Comitê debate meios para colocar nanotecnologia na rota de investimentos do paÃs
Representantes do Comitê Interministerial de Nanotecnologia (CIN) se reuniram, no dia 12, em BrasÃlia (DF), para discutir ações que possam colocar a área dentro da pauta de investimentos públicos.
O encontro foi presidido pelo secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Alvaro Prata. Um dos principais tópicos debatidos foi a necessidade de regulamentação para o setor que deverá ajudar em assuntos associados a normas técnicas e melhores práticas.
Além de regulamentar a nanotecnologia, os integrantes do CIN conversaram sobre a necessidade de crescimento do aporte financeiro para a área. Como o tema está presente em diversas pastas do executivo, existe a possibilidade de haver duplicidade de ações.
Para evitar superposição entre as demandas, o coordenador-geral de Micro e Nanotecnologia do MCTI, Flávio Plentz, sugeriu o lançamento de chamadas públicas em parceria. Outra ação defendida pelo dirigente é que cada instituição faça um levantamento das demandas para que o grupo desenvolva um estudo minucioso sobre o tema, podendo dessa forma direcionar melhor os investimentos.
Simultaneamente aos debates, o comitê trabalha para concluir o documento da Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN). O documento, que em breve estará disponÃvel, servirá de guia para ações governamentais.
Fonte: Agência Gestão CT&I de NotÃcias com informações da MCTI
|