.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1067

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


21/3/2013



Comitê debate meios para colocar nanotecnologia na rota de investimentos do país


Representantes do Comitê Interministerial de Nanotecnologia (CIN) se reuniram, no dia 12, em Brasília (DF), para discutir ações que possam colocar a área dentro da pauta de investimentos públicos.

O encontro foi presidido pelo secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Alvaro Prata. Um dos principais tópicos debatidos foi a necessidade de regulamentação para o setor que deverá ajudar em assuntos associados a normas técnicas e melhores práticas.

Além de regulamentar a nanotecnologia, os integrantes do CIN conversaram sobre a necessidade de crescimento do aporte financeiro para a área. Como o tema está presente em diversas pastas do executivo, existe a possibilidade de haver duplicidade de ações.

Para evitar superposição entre as demandas, o coordenador-geral de Micro e Nanotecnologia do MCTI, Flávio Plentz, sugeriu o lançamento de chamadas públicas em parceria. Outra ação defendida pelo dirigente é que cada instituição faça um levantamento das demandas para que o grupo desenvolva um estudo minucioso sobre o tema, podendo dessa forma direcionar melhor os investimentos.

Simultaneamente aos debates, o comitê trabalha para concluir o documento da Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN). O documento, que em breve estará disponível, servirá de guia para ações governamentais.


Fonte: Agência Gestão CT&I de Notícias com informações da MCTI














SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299