4/4/2013
36ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA
Química sem Fronteiras
Nanopartículas prometem terapia e diagnóstico, ao mesmo tempo
Destaque internacional na pesquisa com nanopartículas magnéticas aplicadas à biomedicina, Carlos Serna Pereda, do Instituto de Ciencias de Materiales de Madri, é o convidado da Divisão de Química de Materiais para a 36ª Reunião Anual da SBQ.
No foco está o trabalho de construção de nanopartículas híbridas, orgânicas e inorgânicas, que trazem propriedades multifuncionais. Elas podem transportar o medicamento em seu interior e, ao mesmo tempo, serem revestidas de material inorgânico que permite a transmissão de informações sobre áreas afetadas pela doença, como o câncer. A leitura dessas informações, através da tecnologia de ressonância magnética nuclear, abre inúmeros caminhos para somar tratamento e diagnóstico. A conferência de Carlos Pereda vai mostrar os avanços recentes nos processos de elaboração das nanopartículas magnéticas e os esforços para tornar cada vez mais precisas suas características físicas e químicas.
Essa pesquisa representa hoje a linha de frente em biomedicina, explica Laudemir Carlos Varanda, do IQ da USP de São Carlos, e diretor da Divisão de Química de Materiais. E está inserida em um conjunto de conquistas que a área vem obtendo nos últimos anos, voltadas também para outros campos de aplicação. Linhas de pesquisa que envolvem a criação de novos materiais com fins específicos serão apresentadas na sessão temática "Materiais híbridos multifuncionais: desafios da nanociência e nanotecnologia para a próxima década". A sessão terá como palestrantes Glaura Goulart da Silva (UFMG), Roberto Manual Torresi (IQUSP) e Koiti Araki (IQUSP).
A Reunião Anual contará, além disso, com o workshop "Recentes avanços da espectroscopia na caracterização de materiais e sistemas". O encontro trará o estado da arte em espectroscopia a partir de quatro abordagens – incluindo o enfoque da própria divisão de materiais - oferecidas por pesquisadores de outras disciplinas: fotoquímica, eletroquímica e físico-química.
Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|