.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1070

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


11/4/2013



Agências brasileira e japonesa preparam chamada de nanobiotecnologia


O Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq), agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e a Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia (JST), estão consolidando uma chamada pública conjunta para a área de nanobiotecnologia.

O objetivo da chamada será estimular a cooperação internacional entre grupos de pesquisadores brasileiros e japoneses de ciência e tecnologia para a produção de projetos inovadores nesta área.

O apoio será viabilizado através de financiamento de materiais de consumo, mobilidade internacional de pesquisadores envolvidos nos grupos beneficiados pela chamada e disponibilização de bolsas no exterior, que serão viabilizados pelo Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). O fomento aos projetos contará com a contrapartida da Agência Japonesa.

Já está definido que os temas contemplados na chamada pública serão: alimentação funcional; conversão de biomassa, microalgas e desagregação microbiana; biorremediação, biolixiviação, reabilitação ambiental e sensores nanobiotecnológicos; biofármacos; biomateriais; e biologia sintética.

O detalhamento sobre os prazos de entrega das propostas, avaliação e divulgação do resultado, assim como os critérios de julgamento das propostas, entre outros, serão detalhados na chamada pública, que será lançada em breve.


Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq














SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299